Elissa Rocabado já apareceu por aqui. Desde então, a artista brasileira evoluiu muito. Suas tatuagens botânicas em tinta preta são realmente únicas, já que ela foi uma das primeiras a tatuar esse estilo no Brasil.
Elissa trabalhou com moda mais de 10 anos, já foi assistente, estilista, designer de estampa e por fim, fez direção criativa de estamparia. Sentindo falta de desenhar, passou a se dedicar mais a isso e criar ilustrações mais pra ela. Nesse mesmo momento, estava dando o início em suas tatuagens, algo que veio naturalmente.
Depois veio o interesse pelas adaptações que uma ilustração tem que sofrer até virar uma tatuagem e qual a melhor técnica para fazer o tipo de traço que sempre quis. Os amigos começaram a ceder a pele para treinar, depois vieram os clientes. Hoje, ela diz que só tem a agradecer a todos que fizeram parte dessa evolução de seu sucesso, seja numa dica ali, num elogio aqui.
Elissa começou recentemente uma nova jornada. A artista viaja para várias cidades do Brasil para tatuar as pessoas interessadas em sua arte. Confira a conversa que tivemos com ela sobre seu trabalho e inspirações:
FTC: Hoje como você define a sua arte?
A melhor maneira de definir minha arte é em uma palavra: gravura. Faço as devidas adaptações para serem possíveis numa tatuagem, sou apaixonada por livros botânicos do século 18 e como cada artista retratava o assunto naquele época. Me inspiro de corpo e alma nesse universo quando sento e crio para cada cliente.
FTC: Está tocando algum projeto especial ou específico atualmente?
Tatuo num estúdio fechado, atendo com horário marcado. Quero atender a todos os clientes que sintam que meu traço vai de encontro com o que eles imaginam. Vou viajar mais para também atender os outros estados, aqueles que não tem a disponibilidade para vir a São Paulo. E claro, a moda é uma amor muito grande, então sempre que aparece, arranjo tempo para incluí-la em projetos colaborativos para marcas nacionais ou parcerias com amigos designers.
FTC: Tem alguma frase que você carrega para a sua vida?
“Não tenhamos pressa, mas não percamos tempo”. – Saramago.
FTC: 5 coisas que não consegue viver sem.
O melhor seriam 5 coisas/situações que constantemente me fazem ser como como sou, todos os dias.
1) O Theo (filho) olhando atrás do meu ombro, perguntando “O que o cliente pediu hoje?” e faz um desenho incrível em 2 minutos, enquanto ainda estou na primeira folhinha;
2) Dar risada e tomar drinks com as minhas parceiras, amigas, irmãs que a vida escolheu.
3) Acordar sempre com uma musica na cabeça.
4) Tecnologias. Sim! Computador, telefone, que deixam tudo mais próximo e rápido.
5) Uma dose de inspiração no dia, onde quer que seja. Internet, comprar uma flor ali na esquina, passar por um gramadinho bonito.
FTC: Você tatua hoje em várias cidades pelo Brasil. O que espera dessa troca com o público?
Quero poder conhecer diferentes lugares, que em outra oportunidade fui quando estava trabalhando com outro ofício. Quero me aproximar daqueles clientes que desejam uma tatuagem comigo, porém não conseguiriam vir a São Paulo, e claro, manter meus clientes daqui de São Paulo, cada dia mais satisfeitos. Que seja uma sessão bacana e que venham mais tatuagens por aí!
“Desenho exclusivamente para cada cliente, então caso me mandem email, me conte um pouco mais o que deseja tatuar, qual parte do corpo gostaria, e daí vamos conversando e combinando o melhor horário para fazer.” – email: [email protected].
No Instagram: @elissarocabado. No Facebook: /elissa.rocabado. No Pinterest: /elissarocabado.