Em Ndebeles, África do Sul, fachadas das casas são coloridas por mulheres
A África do Sul é realmente um país incrível. E o que mais impressiona é a diversidade, as paisagens maravilhosas, a simpatia das pessoas e as cores, onde quer que você vá. Hoje a nossa inspiração vem de lá, diretamente de uma aldeia chamada Ndebeles, localizada em Botshabelo, na parte sul do país a 10 km de Middleburg (Mpumalanga). A tribo é bastante conhecida por seu trabalho com miçangas e pintura em murais.
Além dos moradores se vestirem com tons vibrantes, existe a cultura de colorir as fachadas das casas com formas exclusivas. Mas, engana-se quem pensa que tudo isso é somente por questão estética. Na verdade, toda padronagem nas “lâ umuzi” (conjunto fechado de habitações) vem de uma antiga tradição, passada de geração em geração desde a década de 40 pelas mulheres.
São elas apenas que criam todos os padrões gráficos, já que são reconhecidas como especialistas na decoração dos muros no local. As cores mostram que ali há uma mãe, uma esposa, alguém responsável e pronta para dar muito amor para a sua família.
Essa arte também se aplica à padronagem e estilo de suas roupas e adornos (tiaras, braceletes e colares). Bonito demais, não? Se você pensa em visitar o país, não deixe de conferir algumas experiências que tivemos aqui.