Realismo estampado em camisetas. Tudo começou pelo gosto de Guilherme Sigaud Tesch por histórias em quadrinhos, desenhos e qualquer forma de arte visual. Inspirado por isso, Guilherme começou a desenhar, ao ter como grande referência os gibis de super-heróis.
Com o passar do tempo, ele abandonou os lápis e sketchbooks, pois achava que não era muito bom na arte sequencial. Acabou substituindo esse material por tinta, pincéis e algumas camisetas. Isso porque, além de entusiasta por HQs, também gosta de filmes e bandas de rock. Foi aí que veio o estalo: “Por quê que eu não pinto as minhas próprias camisetas?”.
Após criar algumas estampas para amigos e colegas de trabalho, Tesch viu que havia um público interessado que, assim como ele, valorizava e buscava por camisetas diferentes e exclusivas. Hoje é exatamente isso que a sua marca, chamada Estamparia Ilustratística, traz: camisetas exclusivas pintadas à mão com o máximo de detalhes de um desenho.
Impressionados com a perfeição e o talento de Guilherme, conversamos com ele para saber mais sobre suas inspirações. Confira entrevista exclusiva:
FTC: Guilherme, como você teve a ideia de criar a Estamparia Ilustratística?
Basicamente começou com a minha insatisfação no trabalho que eu estava, somado à vontade latente de trabalhar com o que eu gosto. Aí aproveitei a minha formação em publicidade e cursos de desenhos que estavam pegando poeira no meu subconsciente e TAH-DAH, fui com tudo no projeto!
FTC: Seus trabalhos são hiperrealistas. Com o que você se inspira?
Minha inspiração vem desde os grandes pintores como Magritte, Caravaggio e Goya, passando pelo rei dos quadrinhos, Jack Kirby, e chegando até Alex Ross, que mistura pintura com arte sequencial de uma maneira espantosa.
FTC: Qual a camiseta/arte mais legal que você já pintou?
Ah, difícil escolher… Mas eu fico entre três: Jax Teller, da série Sons of Anarchy, Angelina Jolie em Malévola, e o Rei Leônidas do filme 300. No caso, este último foi pintado em uma tela, usando as mesmas tintas para tecido que costumo usar nas t-shirts.
FTC: Qual a sua cor favorita e por quê?
Hmm, é aí que está o problema… Eu sou daltônico! Desde pequeno, ainda no jardim, quando a professora pedia pra fazer um desenho, eu acabava pintando as pessoas de verde-folha, pois confundia a cor com amarelo queimado. Depois de tanto pintar as pessoas de como se fossem o Hulk, minha irmã acabou colocando o nome nas cores dos lápis.
Hoje eu tenho que pedir auxílio pra quem estiver por perto no estúdio e geralmente é a minha colega (e esposa) Samanta, que é quem cuida dos pedidos, edição e tratamento de imagens da EI!
Ela dá risada quando eu não vejo que ali, naquele cantinho da foto, existe um tom de violeta, aí lá vai ela me mostrar a mistura de tintas que eu devo fazer para chegar nessa bendita cor! Ah, e respondendo a pergunta, gosto muito de vermelho.
FTC: Uma frase que você carrega para a vida.
Certa vez li em um livro de Miyamoto Musashi a frase “Não pense desonestamente, pense no que é correto e verdadeiro”. Um ensinamento simples, porém muito valoroso, que sempre procuro colocar em prática.
FTC: Se fosse criar uma Estampa Ilustratística para o FTC, o que faria?
Com certeza faria algo inspirado em algum clássico do cinema, com muitas cores e muita ajuda da Samanta, hahahaha!
Acompanhe o trabalho incrível de Guilherme e da Estamparia Ilustratística no Facebook e Instagram.