O projeto autoral inspirado na obra Parangolé, de Hélio Oiticica, conta a saga do homem tropical, conceito extensamente trabalhado na filosofia, de Nietzsche e Oswald de Andrade
Segundo o estúdio, o projeto fala sobre uma pessoa aparentemente comum que tem uma catarse criativa quando descobre um mundo incomum e cheio de possibilidades. Entre a contemplação passiva e o ímpeto da criação, a personagem funde-se aos elementos, ao mesmo tempo em que é transformada por eles num balé inconfundível de formas, movimentos e cores. “Tropical” foi inspirado na obra Parangolé de Hélio Oiticica, criado em 1960.
“Gostamos de provocar uma sensação nos nossos trabalhos. Por isso, temos sempre à mão uma diversidade de truques, linguagens e técnicas a fim de viabilizar uma ideia, algo que seja inesperado.”
TROPICAL, POR ESTÚDIO INSÓLITA
“O indivíduo tropical é citado em muitas obras de arte, história e até na filosofia. Esse imaginário traduz muito do que vemos aqui abaixo da linha do equador. A brisa fria do azul na pele daquele que dança, misturando as cores quentes… Tudo aqui reluz o que somos e o que amamos ser. Das artes plásticas ao design, do balé clássico à dança popular, a intenção é clara: registrar o movimento através do qual o parangolé revela-se em estrutura e cores. Esse projeto fala sobre alguém que vivencia a transformação a partir da arte.”
O que mais chama atenção no projeto “Tropical” do Estúdio Insólita é seu fantástico estilo, que traz uma fotografia peculiar e uma forte relação com as cores. Cau e Brine conseguiram, com uma equipe super enxuta e em plena pandemia, provocar sensações inesperadas e uma série de reflexões.
As formas, texturas, movimentos e cores, fazem do “Tropical” um grande manifesto à esperança, ao mesmo tempo que provoca uma sensibilidade tipicamente brasileira. Entre uma cena e outra, a Insólita mistura linguagens, criando uma narrativa única, esbanjando dendê e brasilidade. Sem precisar usar uma palavra, a mensagem é múltipla e, mesmo assim, muito clara.
SOBRE OS FUNDADORES
Cau Nunes e Brine Moura são artistas visuais e juntos fundaram a Insólita. Um estúdio criativo focado em criação e produção de conteúdo para marcas. Destacam que o que mais gostam de fazer são vídeos e fotos com alto apelo criativo e cheio de efeitos especiais.
O projeto Tropical foi inteiramente produzido em total conformidade com os protocolos de prevenção e combate ao Covid-19 estabelecidos pelo Ministério da Saúde e OMS.
Tropical é um projeto que fala sobre alguém que vivencia a transformação a partir da arte
MAKING OF
Acompanhe o Estúdio Insólita no Instagram ou acesse seu site para saber mais.
Criação e Direção: Insólita
Núcleo de Arte
Direção de Arte: Insólita (Sabrine Moura & Cau Nunes)
Produção: Mirella Silveira
Assistente de Arte: Diego Macedo
Núcleo de Fotografia
Idealização e projeto: Insólita (Sabrine Moura e Cau Nunes)
Direção de Fotografia: Cau Nunes e Vitor Cohen
Elétrica e Gaffer: Antônio Carlos
Performance e coreografia: Uostton di Alcântara
Beleza: Hávata Serena
Estilo: Hanna Gomes
Núcleo de Produção
Coordenação: Sabrine Moura
Produção e AD: Julia Bispo
Assistente de Produção: Yasmim Maia
Catering: Brasileirinho
Pós-produção
Montagem: Insólita (Sabrine Moura e Cau Nunes)
Color Grading: Insólita (Sabrine Moura e Cau Nunes)
VFX e Retouch: Insólita (Sabrine Moura e Cau Nunes)
Música e SFX: Artesanal Estúdio
Making of: Wendel Assis
Médica: Tailine Ribeiro Cruz – CRM 34152
Enfermeira: Christiane Dolores – COREN 57125
Responsável de set: Talita Pires
Agradecimentos especiais a Mercia Rocha, Manoel Silveira, Mônica Déda, Lázaro César.
*Hey! Este conteúdo recebeu incentivo da empresa, isso apenas nos permite produzir mais e melhor. Em nossos publis, só entram marcas e produtos que a gente realmente gosta!