FTCMag Art Attack “Eu pinto músicas”! Artista com sinestesia transforma sons em splashes de cor
Art Attack

“Eu pinto músicas”! Artista com sinestesia transforma sons em splashes de cor

“Decidi pintar o que eu ouço”. A música que ela ouve é traduzida em forma de textura, cores e movimentos. Abaixo: Radiohead – Lucky.

Sinestesia. Quem se lembra dessa figura de linguagem que aprendemos nas aulas do colegial? A sinestesia é um fenômeno neurológico que faz com que a pessoa misture sensações. Por exemplo, o gosto pode ter cheiro, a visão pode se misturar com o tato.

Richard Feynman, um físico americano, ganhador do Nobel de 1965, dizia ver letras e números coloridos enquanto dava aulas. Ele via xis marrom-escuras flutuando no ar. Kandinsky misturava os quatro sentidos ao pintar seus quadros: visão, audição, olfato e tato. Ele chegava até a cantar os tons de cores que pretendia usar na paleta.

Diagnosticada como sinesteta, a artista americana Melissa McCracken pinta as músicas que escuta. Os sons que ouve todos os dias, para ela, se traduzem em cores vibrantes e bonitas. Suas pinturas vivas começaram a acontecer quando ela teve o desejo de transformar essas experiências diárias em cor, para que outras pessoas entendessem o mundo em que ela habita.

Em vez de ir direto ao córtex auditivo, os ruídos que Melissa escuta passam pelo córtex visual. Resultado: uma nota musical fica parecendo uma bola colorida.

Sinestesia Melissa McCracken airhead callow

Airhead- Callow

“Antes dos meus 15 anos, eu sempre pensei que todo mundo via as cores. Cores em livros, cores em fórmulas matemáticas, cores nos shows. Mas quando eu finalmente perguntei ao meu irmão que cor era a letra C – (era amarelo canário, por sinal) eu percebi que a minha mente não era tão normal quanto eu pensava.”

“Basicamente, o meu cérebro “cruza” as informações. Eu experimento sensações “erradas” a certos estímulos. Cada letra e número é colorido e os dias do ano círculam em volta do meu corpo, como se tivessem no espaço. Ter sinestesia não é desorientador. Ela adiciona uma vibração única para o mundo que eu experimento “.

A maravilhosa sensação de Melissa, de ver a música se transformando em uma mistura de cores, texturas e movimentos, viraram incríveis quadros – de Led Zeppelin a John Mayer. Confira:

David Bowie – Life on Mars? 

Jimmy Hendrix – Little Wing

John Legend – Imagine 

John Mayer – Gravity 

Led Zeppelin – Since I’ve Been Loving You

Prince – Joy In Repetition

Radiohead – Karma Police

Smashing Pumpkins – Tonight, Tonight

Via.

Sair da versão mobile