Talita Rubinho é a artista brasileira criadora da EVNA, marca de acessórios em pedras brutas. As peças são únicas e singulares, nunca iguais umas às outras, com qualidade e feitas artesanalmente.
Cristais, pirita, turmalina negra, ametista, ágata, madeira. A EVNA surgiu em novembro de 2013, a partir do desejo por criações singulares e pessoais através da utilização das pedras brutas como principal matéria prima. Indo na contra mão da produção em série que fabrica em massa peças idênticas, a pequena produção de Talita Rubinho é um refrigério para quem busca personalidade, identidade e exclusividade.
O resgate da joalheria artesanal incentiva a troca artesão-cliente resultando em peças afetivas e únicas, e mesmo assim, acessíveis. A dona e designer da marca EVNA busca emocionar com criatividade e ousadia. Pensando nesse processo cuidadoso único e curiosos para saber como tudo surgiu, conversamos com Talita. Confira:
“Eu sempre fui uma pessoa muito ligada em acessórios, eram sempre minha parte preferida na composição de como me expressava através do meu estilo. O tempo foi passando, cada vez mais sentia a necessidade de ter um trabalho que me oferecesse mais liberdade de expressão, de horários, que fosse mais criativo e mais flexível. Fui me afastando cada vez mais da minha área de formação e me aproximei cada vez mais das artes manuais.
Logo fui arrebatada pela singularidade das pedras brutas, que sempre me encantaram: doidas, orgânicas, brutas e tão frágeis. Comecei por conta própria, fuçando as possibilidades da joalheria artesanal até criar a marca em meados de julho de 2014.”
“Crio desde final de 2013, mas foi no meio de 2014 que a marca ganhou nome, logo, canal nas redes sociais e etc. Atualmente toco tudo sozinha referente a marca. Tenho algumas peças que desenvolvo em parceria com a minha irmã, Gabi Rubinho, que são as peças em madeira e cristal. As outras faço sozinha.
Tudo 100% artesanal, peça a peça. Escolho pedra por pedra, só as que acho mais bonitas, depois faço cada peça. Então toda a parte de criação e execução são minhas. Além disso, o gerenciamento de mídias, assessoria e relacionamento com os clientes também são feitas por mim.”
“Para mim, arte é encontrar a beleza. Mesmo que por vezes o papel da arte seja retratar também o lado feio do mundo que vivemos e do próprio ser humano em si, a arte sempre emociona por ser essencialmente bela.
Minha arte é isso. Pego um produto da natureza que é feito do próprio ‘sofrimento’ da Terra, as pedras brutas, e com elas tenho a possibilidade de fazer você carregá-las em seu corpo, e isso é tremendamente forte.”
“Me inspiro muito com a natureza em geral. Sou muito sensível as diferentes formas de criatividade da natureza. Sempre falo que a natureza é minha inspiração e também minha matéria prima, e vice e versa. É um ciclo pra mim.”
FTC: Quais sites que você gosta bastante para se inspirar?
Pinterest (sou a doida do pinterest hahahaha), Fox is Black e vários sites e blogs de decor;
FTC: Um livro e um filme que te inspiram?
Ultimamente estou lendo alguns livros de Jack London e estou apaixonada, mas se eu tivesse que escolher um que esta fresco na memória e que me impactou de diferentes formas, vou de ‘Livre’ da Cheryl Strayed. Um filme: Um Sonho de Liberdade.
“Trabalho dessa forma, a fim de incentivar o consumo consciente, indo na contra mão do consumismo desenfreado. Dessa forma, também tenho a possibilidade de atender a ideia especial de cada cliente.”
Acompanhe o trabalho de Talita e da EVNA no Instagram! Pedidos sob encomenda pelo email: [email protected].