flores secas
FTC Decora

Flores secas: como fazer e usar na decoração

Com certeza você já se deparou com um arranjo feito com flores secas; seja no buquê de uma noiva, em uma mesa de centro como decoração em uma sala e até como opção para presentear alguém em seu aniversário. Com milhões de tags no Instagram, as flores secas são uma das tendências no design de interiores mais procuradas.

Variadas em estilo, texturas e cores, para chegar até aqui, elas percorreram um longo caminho – e hoje, não se parecem em nada com vasos e enfeites empoeirados de antigamente. À venda desde lojas chiques até os caixas de supermercados, elas têm o poder de trazer um toque especial para qualquer ambiente, além de serem uma alternativa livre de manutenção às flores frescas.

Desde a época vitoriana

Os antigos egípcios eram entusiastas das flores e seu processo de preservação surgiu há mais de 4.000 anos atrás. A prática de secagem era comum em ritos funerários, cerimônias religiosas e outras ocasiões significativas, enfeitando guirlandas e outros arranjos dentro dos túmulos. Preservadas, elas só chegaram no Ocidente no século 16.

Logo, muitos começaram a usá-las decorativamente, em leques, luvas e joias ou como uma alternativa aos ramalhetes medicinais. As mulheres também aplicavam as flores secas, durante a era elisabetana, em roupas.

Somente na era vitoriana que o simbolismo da ‘linguagem das flores’ realmente se desenvolveu. As pessoas então se interessaram em dar e receber flores como um gesto de gentileza, de amor, em comemoração.

No entanto, foi no século 16 que os japoneses transformaram-as em arte, através do método de pressionar e secar naturalmente as plantas. No século 18, com o aumento do comércio das obras de arte, a tradição chegaria à Europa.

Nos últimos anos, as flores secas voltaram em grande escala como uma forma contemporânea de conexão com a natureza. Além de trazer um toque poético ao dia a dia, são fáceis de preservar e uma maneira de manter viva uma memória ou um valor sentimental.

Mas como criar esses arranjos e decorar de forma criativa utilizando a técnica? Neste post, vamos te mostrar algumas dicas para você aproveitar ao máximo esse encanto natural.

Flores Secas – Por onde começar

Você pode comprar as flores já secas, mas há algo ainda mais especial em coletá-las para criar seu próprio jardim. O processo de secagem mantém a beleza da flores por muito tempo. Assim, podemos criar combinações versáteis e de vários gostos. A combinação de espécies é livre, mas vale combinar folhagens com flores. A folhagem dá uma base de sustentação e cria uma moldura para o arranjo.

1. Como secar flores pressionando

A secagem de flores por pressão é uma técnica antiga e popular, ideal para flores pequenas e planas. Para realizá-la, deve-se colocar as flores entre camadas de papel ou jornal, seguido de papel absorvente e um papelão, prensando-as em um livro. Após duas semanas, as flores podem ser retiradas, permanecendo preservadas para uso em artesanato.

2. Como arar flores secas

A técnica descrita é ideal para preservar o volume de flores, especialmente aquelas de hastes longas, como hortênsias e rosas. As flores devem ser agrupadas, amarradas com corda de ráfia ou fio dental e penduradas de cabeça para baixo em local seco e ventilado. É preciso secar cada flor separadamente, para não favorecer a umidade. Após duas a quatro semanas, estarão secas e “crocantes”. Para ajudar a preservá-las, podemos optar por aplicar um selante floral ou, se não, laquê de cabelo.

Para quem deseja ir além, é possível tingir. Para isso, o truque é usar tinta spray que possui cores mais vivas.

3. Como secar flores no microondas

Uma técnica recente para secar flores rapidamente utiliza cristais de sílica, permitindo que as flores mantenham seu volume original. Essa abordagem é adequada para flores com muitas pétalas, desde que não possuam caules ou partes pegajosas. A sílica é facilmente encontrada em substratos para aquários ou areia para gatos.

Para secar flores no micro-ondas, corte a 5 cm da haste. Coloque uma base de areia de sílica em um recipiente seguro, adicione as flores e cubra com mais areia. Aqueça por 2 a 4 minutos. Após 24 horas, remova as areias com um pincel.

Manutenção

Existem apenas algumas dicas que você precisa considerar ao cuidar das flores secas. Lembre-se de uma regra de ouro: não regue e mantenha-as longe da luz solar direta.

Também é aconselhado colocá-los em um local com bom fluxo de ar e evitar espaços onde haja maior probabilidade de serem movimentadas. As flores secas são frágeis e se tornam mais frágeis com o passar do tempo, mas duram anos se você cuidar bem delas. Para limpá-las use um espanador ou secador de cabelo em temperatura baixa e fria.

Decoração

Agora é hora de te ajudar a encaixar estes arranjos na decoração! Algumas ideias:

  • Utilizar para criar colagens e scrapbooks;
  • Relicários;
  • Quadros utilizando vidro;
  • Garrafas de vidro;
  • Potes ou redomas de vidro, como pequenos jardins secretos;
  • Pendurar um galho na parede, varanda, no quintal, em uma porta, viradas para baixo;
  • Criar paisagens mágicas em porta retratos;
  • Mini arranjos florais;
  • Cartões ou tags para presentes;

A beleza da passagem do tempo

As flores secas podem simbolizar alguns dos seus momentos mais preciosos e sua presença pode trazer de volta sentimentos positivos de um tempo atrás. Os arranjos expressam a beleza poética do tempo através das folhas e flores desidratadas, conferindo um toque rústico e aconchegante ao ambiente.

Essa estética valoriza a transitoriedade da natureza, trazendo um charme especial à decoração. Como dizem os artesãos das palavras por aí, uma flor seca ganha seu valor através da perda de sua beleza e do tempo presente que ela representava, se transformando através da sabedoria e das memórias.