Por Patricia Chmielewski.
Por Patricia Chmielewski Candido é mãe, minicontista, amante de gatos e artista visual. Seu trabalho autoral, o De Propósito, mistura arte conceitual, poesia visual, literatura e amor, em busca de um mundo com menos arestas. Algumas de suas obras podem ser adquiridas aqui na loja do Follow de Colours. <3
Macanudismo. (Ou um nome para meu gato)
À primeira vista a simplicidade e a delicadeza dos traços coloridos compoe uma atmosfera quase infantil. Mas é só se jogar nesse mundo de pinguins, garotinhas com ursos de pelúcia, palhaços e gatinhos fofos, para descobrir que além de lindo, o fantático mundo de Ricardo Liniers Sini é também repleto de ironia, crítica e non sense.
Dono de um estilo inconfundível e de personagens melancólicos e estapafúrdios, o cartunista nascido em Buenos Aires começou sua carreira desenhando fanzines e logo passou a trabalhar para grandes publicações argentinas. Depois de estampar seus Macanudos no jornal La Nacion, ganhou projeção nacional, internacional e em 2009 veio parar, para graça dos brasileiros, nas tirinhas da Folha de São Paulo.
Desde a primeira vez em que vi um quadrinho de Liniers tive certeza de que ele falava direto com o meu coração. Duendes que cantam em francês, pinguins metafísicos, a azeitona Olivério e um misterioso homem de negro passaram a fazer parte insubstituível das minhas manhãs.
A partir de 10/07 o público carioca vai ter a oportunidade de conhecer de perto esse universo que vai num piscar de quadrinhos do tango ao bom humor antes que você possa dizer: ornitorrinco. Sob a impecável curadoria de Bebel Abreu e sua produtora Mandacaru, a Caixa Cultural do Rio de Janeiro recebe Macanudismo – quadrinhos, desenhos e pinturas.
A exposição, que já passou por Buenos Aires e Rosário, conta com mais de 700 obras e é a primeira do cartunista fora da Argentina. O evento terá ainda seção de autógrafos, palestra do artista sobre seu processo criativo e oficina mostrando o passo-a-passo de uma tirinha diária. Liniers, que se desenha como um coelho, não publica mais na Folha e eu não moro no Rio de Janeiro. Mas o nome do meu gatinho malhado, Fellini de Enrieta, fica como humilde homenagem ao desenhista argentino mais inventivo e genial desde Quino.
Vão! 😉
Macanudismo – quadrinhos, desenhos e pinturas.
Caixa Cultural do Rio de Janeiro
De 10/07/12 a 09/09/12
Terça a domingo das 9 às 21h
Palestra e oficina com vagas limitadas por ordem de chegada.