Os pequenos adesivos muitas vezes são ignorados pelas pessoas, mas isso vem mudando
Uma designer de Londres mantém um perfil no Instagram com um propósito inusitado: reunir aqueles adesivos que vêm colados nas frutas em mercados e quitandas. Com mais de 37 mil seguidores, a conta Fruit Stickers em julho de 2019 tinha quase 900 fotos de adesivos de frutas.
Essa não é uma prática só no Brasil. Frutas do mundo todo carregam pequenos selos colados em suas cascas, que remetem à sua origem ou seus produtores. Kelly Angood, a designer responsável pelo projeto, diz que coleciona esses mini adesivos desde que consegue se lembrar, colando-os em capas de cadernos, no computador e celular.
Posteriormente, conforme a coleção aumentava, passou a reuni-los individualmente em folhas brancas, para destacar a singularidade de cada um. Em 2016, Kelly lançou um financiamento coletivo no Kickstarter para vender uma espécie de calendário/álbum de figurinhas, onde as pessoas pudessem se juntar a ela e colar os pequenos adesivos que encontrassem em suas frutas.
Apesar da maioria desses adesivos terem formato oval, a designer já encontrou alguns em forma de coração, folha, bandeira e outros formatos. Há uma estimativa de 65.000 tipos diferentes de designs. “É a incrível variedade que me faz continuar a busca. Uma vez que você é “picado” pela coisa, é impossível parar. Eu procuro por adesivos até quando estou de férias”, disse Kelly ao site Fast Company.
Em certos países, os selinhos parecem seguir um padrão. Ela diz que os que têm formato de folha foram mais vistos em laranjas, quando ela estava viajando pela Espanha. A designer ficou fascinada com o fato de as frutas serem de diferentes produtores, mas terem seus colantes bem similares, tanto no formato quanto na cor. “Ainda não descobri se há um único designer que domina o mercado de colantes de laranjas na Espanha ou se há uma espécie de modelo padrão que todos eles seguem”.
“Eles são obras-primas ocultas do design”, diz a dona do projeto Fruit Stickers.
Kelly também aponta que as pessoas começaram a reparar na beleza dos colantes depois que ela começou o seu projeto. Tirar as figurinhas do lugar que é esperado delas e colocá-las em destaque realmente chamou atenção daqueles que antes ignoravam essas pequenas jóias do design gráfico no dia a dia.
Além da coleção particular de Kelly Angood, o perfil passou a reunir também contribuições de seguidores do mundo todo que se uniram na busca pelos colantes mais diferentes encontrados em frutas.
Para saber mais sobre a designer, visite seu site ou siga o perfil Fruit Stickers no Instagram.