indústria games brasil
Cooltura

Qual é o futuro da indústria de jogos no Brasil? 

A indústria de games tem sido mais resistente do que outros setores que foram drasticamente afetados pela pandemia de Covid-19. A maioria dos desenvolvedores testemunhou um número recorde de usuários e downloads no ano passado, quando milhões de pessoas voltaram para consoles, PCs e dispositivos móveis em meio ao isolamento social.

O mercado de games ultrapassará US$200 bilhões até 2023. Em 2021, o país exportou US$53 milhões em games e faturou US$ 2,18 bilhões com jogos eletrônicos. Com isso, o Brasil se tornou o 13º colocado em termos de desenvolvimento. 

O jogo online, comumente referido como iGaming, mudou as regras dos jogos land-based e, agora, eSports também são conhecidos por 81,2% dos gamers no Brasil, que ainda possuem jogos de cassino preferidos na Internet, sem precisar sair de casa.

A sigla inglesa “iGaming” faz referência às máquinas caça níquel. O conceito de iGaming, de forma simplista, diz respeito a todo o conjunto de jogos de cassino que existe na internet. Desde roletas, pôquer, Blackjack, apostas esportivas ou bingo. 

A adaptação do cassino ao mundo virtual fizeram o mercado adotar características de Gaming. Isto é, aspectos encontrados nos vídeos games são vistos hoje nos cassinos online, o que ajuda a valorizar a experiência do jogo.

Com o Brasil se transformando em um expoente na indústria de apostas esportivas e jogos, inúmeras empresas estão acompanhando todos os desdobramentos do processo regulatório.

Os jogos de caça-níquel

Com uma enorme seleção de jogos disponíveis desde os mais tradicionais até aos mais temáticos, os caça-níqueis tem cada vez mais se destacado.

Antigamente, para jogar caça-níqueis, bastava inserir uma moeda (hoje, na versão online, o valor desejado) e girar a alavanca ou apertar o botão e cruzar os dedos.

Porém, existem diferentes jogos de caça-níqueis online. Algumas não possuem jackpots, que são prêmios cumulativos milionários, que costumamos ver nos filmes, enquanto outras possuem diversos jackpots. Essas máquinas cumulativas são, normalmente, a melhor escolha.

Os caça-níqueis online são diferentes entre si. No mercado, desenvolvedores criam combinações premiadas e símbolos, além de calcular as emoções dos usuários, diferentes valores da premiação ou a possibilidade de uma premiação além do dinheiro.

Mobile segue em alta

Os smartphones continuam em alta. A Newzoo prevê que os jogos para celulares tenham movimentado US$ 90,7 bilhões em 2021, crescendo 4,4% no ano. Isso representa mais da metade do mercado global de jogos, já que o segmento é o menos afetado pelos efeitos da pandemia do que o de jogos para PC e console.

Qual é a perspectiva do mercado de jogos?

O mercado de jogos continuará crescendo nos próximos anos, ultrapassando US$ 200 bilhões ao final de 2023, seguindo a média estimada de alta de 7,2% entre 2019 e 2023 para US$ 204,6 bilhões. Os jogos para celular serão o segmento de crescimento mais rápido nos próximos anos.

Como investir em games

O setor de games atraiu atenção neste início de ano pelas movimentações bilionárias que evidenciaram o seu potencial de crescimento. Para os brasileiros que desejam surfar essa onda, que envolve até o metaverso, há opções acessíveis para investir nesses ativos.

Perspectivas para indústria de games

O mercado de games atingiu um crescimento anual de receita de mais de 20% em 2020, com um total de mais de três bilhões de jogadores, segundo levantamento da provedora de informações Newzoo, em parceria com a Google. No Brasil, 3 em cada 4 brasileiros jogam jogos eletrônicos.

O mesmo estudo, conduzido com quase 17 mil entrevistados em diversos países, inclusive o Brasil, indica que cerca de 75% dos gamers pretendem manter ou até mesmo aumentar suas atividades envolvendo games. Para 76,5% dos gamers, os jogos eletrônicos são sua principal forma de entretenimento, segundo a Pesquisa Game Brasil 2022.

Um dado interessante é que as mulheres são maioria entre o público de jogos eletrônicos no Brasil. Elas representam 51% dos brasileiros que jogam. Essa predominância se relaciona aos smartphones, plataforma com mais adeptos e com volume ainda maior do público feminino.

Adicionalmente, os estudos sugerem que o crescimento do setor nos próximos pode ser sustentado por tendências da própria cultura gamer, como eventos transmitidos em tempo real e a sociabilidade da rede de jogadores.

Nesse sentido, a pesquisa aponta que o desenvolvimento do metaverso é a próxima grande revolução do setor, promovendo um nível de interação mais profundo entre a comunidade.