Esqueça de todas as técnicas convencionais de pintura e deixe a tela de lado. O turco Garip Ay tem uma forma toda especial de recriar quadros de pintores famosos. Todo o trabalho é realizado em um recipiente com água escura.
Garip Ay usa uma técnica tradicional, chamada Ebru, a qual surgiu na Ásia, mas popularizou-se no mundo todo, graças ao toque especial de artistas turcos, os quais desenvolveram características únicas para suas obras de arte, influenciados pelo folclore e expressões artísticas locais.
Para vencer a efemeridade do trabalho, o pintor resolveu registrar o processo criativo de recriação de dois quadros de Van Gogh em um vídeo, o qual já alcançou milhões de views. Usando carragena como tela, uma substância preta extraída de algas, a qual também é utilizada em produtos alimentícios como a gelatina, e uma tigela de água, Ay pincela tintas a óleo coloridas, manipulando-as de forma única.
O resultado: cópias bem fiéis, idênticas do trabalho do artista holandês, como em ‘A Noite Estrelada’ e autorretratos do pós-impressionista. O processo dura cerca de vinte minutos. Depois de criar as imagens na água, o pintor deposita um papel sobre a tigela para extrair a pintura.
Depois do sucesso dos vídeos, Garip já criou diversas outras obras em homenagem aos temas que influenciam seu trabalho. Incrível!
Via.
Comments are closed.