Se você gosta de Tim Burton, já deve ter escutado falar de “Big Eyes“, ou Grandes Olhos no Brasil. Baseado em fatos reais, o filme que se passa na década de 50, conta uma das mais épicas fraudes na história da arte e mostra a vida da talentosa artista Margaret Keane, interpretada por Amy Adams e seu marido Walter Keane (Christopher Waltz), sociopata e também pintor, que acaba levando todo o crédito por suas pinturas incrivelmente únicas, de meninas sempre retratadas estranhamente com olhos grandes.
Defensora das causas feministas, Margaret teve que lutar contra o próprio esposo no tribunal, já que ele afirmava ser o verdadeiro autor de suas obras, uma mentira que enganou a todo o mundo. Grandes Olhos mostra o despertar da artista, o sucesso fenomenal de seu talento e sua relação tumultuada com o marido, que foi catapultado à fama internacional pelo seu trabalho e alcançou um sucesso além do que imaginava, revolucionando a comercialização da arte.
Um título que definitivamente vale a pena ser visto!
Assista ao trailer:
Sobre Tim Burton:
Tim Burton é famoso por fazer diversos filmes incríveis como Edward, Mãos de Tesoura, Batman, O Retorno; O Estranho Mundo de Jack; Peixe Grande; A Fantástica Fábrica De Chocolate; Frankenweenie; Alice no País das Maravilhas, entre outros.
Na década de 90, era colecionador de obras de arte e teria encomendado um retrato da artista de sua então namorada da época, Lisa Marie.
Margaret Keane na vida real:
Em 1º de novembro de 1964, Margaret Keane deixou Walter e se mudou de São Francisco para o Havaí, onde conheceu o escritor Dan McGuire. Ela então se divorciou e casou com McGuire em 1970. Depois que deixou seu antigo marido, sua arte tomou um caminho muito mais feliz e colorido. Neste mesmo ano, anunciou ao mundo via rádio, que era a verdadeira criadora das pinturas.
Quando ela processou Walter por calúnia, o juiz ordenou que tanto Margaret quanto Walter criassem uma pintura de grande olhos na sala do tribunal, a fim de determinar quem estava dizendo a verdade. Walter se recusou, dizendo que estava com uma dor no ombro, enquanto ela completou a obra em 53 minutos.
Adorada por fãs e colecionadores do mundo todo, com 87 anos, Margaret continua a pintar quase diariamente onde mora, na Califórnia.
Imagens: Paris Filmes.
Siga o FTC no Twitter + Facebook + Pinterest + Instagram + Tumblr + FlipBoard e assine nossa newsletter para updates.