2013 foi um ano muito legal para o FTC. Foi o ano em que decidi me dedicar inteiramente ao site e contei aqui como foi esse meu minuto de coragem para inspirar mais e mais pessoas. Foi o ano em que fui convidada para participar da campanha internacional #LoveCapeTown na África do Sul para mostrar o potencial criativo da Cidade do Cabo ao ser a Capital Mundial do Design em 2014.
Foi o ano em que estivemos em diversas revistas legais como a Gloss, Minha Casa, Use Fashion, Eu que Fiz!, além de sermos recomendados em muitos blogs como Adoro! Farm, Kate Spade Brasil, Confeitaria. Foi o ano em que tive destaque como uma das 99 mulheres essenciais para se seguir no Twitter pela Revista Bula e como uma das mulheres inspiradoras de 2013 pela Think Olga em Tecnologia e Internet, ao lado de nomes que admiro tanto.
E sabe o por que escrevo isso? Apenas para te agradecer. O fim de ano é um ótimo momento para fazer um balanço, recarregar as energias e pensar um pouco na vida, não? Foi aí que vi o tanto que tinha que te agradecer e resolvi criar um projeto pessoal sobre gratidão.
Ao ler o livro Como Manter a Mente Sã de Philippa Perry para The School of Life, encontrei uma parte em que a autora fala sobre a importância de se conhecer. Philippa conta que ter um diário para escrever regularmente sobre os pequenos momentos de alegria ou de chateação do seu dia a dia pode ser uma ótima ferramenta para a vida.
Um estudo sobre os benefícios de se ter um diário foi feito com diversas pessoas. Metade escrevia diariamente e a outra metade não. Os efeitos positivos das pessoas que redigiam algo sobre si mesmo todos os dias foram incríveis. Os que colocaram seus sentimentos no papel relataram melhores estados de ânimo, menos momentos de angústia, além de ter a função hepática e a pressão sanguínea bem melhor do que os outros.
Resolvi então seguir o conselho. A ideia pode começar simples, mas temos que ser perseverante e honestos consigo mesmo. Comece escrevendo o que te fez feliz naquele dia. Comeu um bolo delicioso? Seja grato por isso. Seu filho está aprendendo a falar? Anote. Pode ser alguma lembrança aleatória, o que está pensando no momento, o que te aflige, sonhos. Frases bobas ou felicidades pequenas, tudo isso deve ser registrado.
Escrever é uma ótima forma de processar sentimentos e se conhecer melhor. Além de estimular a concentração, auxilia no combate ao stress, ansiedade, depressão e pode ter até efeito positivo sobre problemas físicos, já que nos torna mais sensíveis e mais informados sobre os nossos próprios sentimentos.
Hoje então comecei o meu diário de 2014 agradecendo por tudo o que me aconteceu em 2013. Agradeci por você acreditar no Follow The Colours.
Por fim, queria deixar a minha mensagem para esse ano: Acredite mais na felicidade fora dos padrões, valorize as coisas que de fato te fazem felizes, como os relacionamentos, família, amigos e experiências. E comemore os pequenos prazeres da vida. Ela é grande! Que você tenha muitos momentos de gratidão em 2014! – Carol T. Moré
Imagem: Pinterest. Caderno PaperDream.