Nada como neutralizar o “chorume” da internet com belos gatinhos. E já que essa semana a coisa está feia, apresentamos uma pacata ilha no sul do Japão chamada “Ilha dos Gatos“. Aoshima, na província de Ehime, recebeu seus primeiros felinos para ajudarem a lidar com os ratos que infestavam os barcos dos pescadores locais. A ideia funcionou, os ratos sumiram, mas no lugar deles, são gatos por toda a parte. A situação acabou transformando o lugar em atração turística, apesar de ali não haver hotéis, lojas ou restaurantes.
A estratégia saiu do controle e o número de animais é 6 vezes maior do que o de seus 22 habitantes. Sem predadores naturais, os gatos vagam livremente pelas ruas, vivem em casas e construções abandonadas e desfilam pela cidade à procura de comida e carinho. Eles são alimentados por alguns dos moradores, visitantes ou comem o que encontram pela frente.
Numa tentativa de controlar a crescente população, as autoridades iniciaram um programa de castração, mas até o momento poucos passaram pelo procedimento.
Aoshima não é a única nessa situação. Você acreditaria se eu dissesse que existem várias outras (cerca de uma dúzia) Ilhas de gatos em todo o Japão? Fukuoka, que também já falamos aqui, é mais uma delas. Poxa, quem gostaria de viajar para vê-los nessa situação? Enfim, gatinhos, para alegrar o dia!