Dicionários já foram a principal fonte de pesquisa do significado das palavras e de busca de referências sobre algum tema ou ramo do conhecimento mas, há algum tempo, devido ao avanço da tecnologia e todas as suas provenientes novidades, esses livros foram perdendo seu papel – com o perdão do trocadilho!
Para preservá-los e não deixá-los cair em esquecimento, uma empresa resolveu aproveitar suas folhas antigas ilustrando-as com flores, plantas, borboletas e pássaros, mixando os desenhos com imagens detalhadas do corpo humano.
Os esqueletos, corações, pulmões e cérebros podem até parecer macabros, mas o colorido traz o calor necessário para deixar a tela mais leve (que de certa forma nos ensina algo também). A ideia da PRRINT! preserva tanto os livros quanto a sua finalidade educacional.
A empresa nasceu na Espanha e foi criada por Magali, que por toda a vida foi cercada por lojas, moda e artesanato, já que sua família sempre teve butiques de decoração e joias. Inspirada por essa rotina, assim que terminou os estudos de arte, ela decidiu abrir seu próprio espaço virtual na plataforma Etsy, em 2011.
“Eu me senti muito confortável fazendo o que sempre fiz, então junto do meu parceiro Gabi, criamos o nosso pequeno estúdio de design, a PRRINT!, dedicado à criação de cartazes para decoração”, conta ela.
Atualmente com mais de 1200 gravuras com toque vintage e ilustrações naturalistas, Magali diz que ambos trabalham duro para garantir que os cartazes sejam impressos em papel 100% reciclado (e em algumas das vezes parcialmente) e com certificados de responsabilidade ambiental.
“Nós trabalhamos com empresas que fornecem garantia de responsabilidade com nossos resíduos”, complementa.
O estúdio se destaca quando o assunto é a ressignificação, gerando novos olhares aos dicionários que acabariam empoeirados em estantes, e criatividade, misturando elementos que não são óbvios.
No site da PRRINT!, além dos anatômicos e florais, você encontra cartazes sobre animais, botânica, viagens e artigos de decoração vintage, Alice no País das Maravilhas, vida marinha e ilustrações com fundo branco. Qual deles você vai pendurar na sua parede?