São tantos os resultados que nos deparamos ao digitar termos de pesquisa no Google Imagens, que dá para ter uma ideia da dimensão visual da Internet. Observando que esse universo visual é criado e desenvolvido através do comportamento dos usuários, a artista americana Dina Kelberman criou o projeto I’m Google.
Trata-se de um tumblr onde a artista documenta padrões digitais, postando fotografias não-artísticas que encontra na ferramenta de pesquisa. Baseando-se no ato de ir rolando a página, como no scrolling infinito do próprio tumblr, vemos que cada foto cria uma relação fundamental com a anterior. Assim, nosso olhar passeia por entre balões que se transformam em pessoas aglomeradas, que se transformam em castelos de areia, que se transformam em lagos circulares, e assim por diante, num looping infinito.
As fotos, aparentemente randômicas, possuem similaridades de forma, composição, cor e tema, o que as transforma em uma história só. De acordo com Dina, “a habilidade de pular de um tópico a outro, de forma infinita e criando uma história, é uma qualidade fascinante da internet”.
Confira a experiência em algumas das imagens abaixo: