Isso é o que acontece quando a chuva cai no Atacama, o deserto mais seco do planeta
Aquele ditado popular “Depois da tempestade vem a bonança”, nunca caiu tão bem para o Deserto do Atacama. Tudo porque o lugar mais seco da Terra, que parecia tão árido a ponto de não ter nenhuma vida ou sobreviventes, recebeu fortes chuvas durante a primavera de 2015 no Hemisfério Sul (outubro/novembro).
As flores que estavam ‘hibernadas’ abaixo de sua superfície, de repente começaram a florescer, trazendo uma explosão de cores à tona, como se estivessem ansiosas para aproveitar toda a água. Mas no deserto chove? Pois é, isso foi causado pelos padrões climáticos que mudaram, o que também resultou no Furacão Patricia, um dos maiores que já passaram pelo planeta.
“A intensidade das cores este ano não tem precedentes”, diz Daniel Diaz, diretor nacional do Turismo em Atacama, à agência de notícias EFE. “E o mais interessante é o fato de que isso já aconteceu duas vezes nesse mesmo ano, o que nunca foi registrado na história do país. Estamos surpresos”.
Embora Diaz atribui o fenômeno extraordinário na mudança climática, os moradores ficaram agradecidos pelo impulso que o evento trouxe ao turismo na região. Mais de 20.000 visitantes são esperados para ver o florescimento ousado no deserto.
Este não é o único lugar no mundo que é seco e que floresce. Nos Estados Unidos, o deserto de Utah experimentou um fenômeno similar, assim como a região de Badlands, que tem o solo cheio de pedras e rachaduras por todos os lados. A natureza realmente nos inspira e surpreende a todo momento. Confira:
Via. Imagens: Mario Ruiz.
Siga o FTC no Twitter + Facebook + Pinterest + Instagram + Tumblr e assine nossa newsletter para updates.