Tatuador australiano Jaya Suartika cria padrões geométricos e animais na pele que são puro estilo
Seu trabalho com desenhos geométricos e padrões simétricos na pele fazem sucesso. O artista Jaya Suartika, mais conhecido como Jayaism, tornou-se um profissional com estilo único na Austrália.
O artista australiano Jaya Suartika é o autor de belas tatuagens cheias de padrões geométricos, desenhos de animais e imagens mitológicas. Nascido em Melbourne, mas influenciado pela cultura balinesa, país onde ele passou parte de sua infância, diz ter se interessado pela arte quando ainda era bem jovem.
“Eu sempre fiz as coisas com as minhas próprias mãos e sempre fui criativo. Eu nunca tive jogos de vídeo game para me entreter quando criança, então eu tive que criar minha própria diversão. Com a cultura de Bali como parte da minha herança, e pelo meu pai também ser um artista, essas influências foram essenciais para eu criar o meu estilo próprio.”
O resultado de seu trabalho é pautado na originalidade e estilo único. Geralmente feitas apenas com tinta preta, Jaya usa em suas tattoos linhas precisas e fortes, além de um alto contraste nos traços. Não é incomum ele adornar algumas de suas obras com pontos de cor bem sutis, de maneira detalhista, ou usar sombreamento e pontilhismo.
“Eu sou um grande fã de contornos perfeitos, silhuetas, diferentes formas e me dedico muito à precisão dos traços”, diz Suartika. Ao combinar referências clássica com a cultura balinesa, Suartika acaba criando uma arte progressiva. Há uma certa modernidade mesmo em seus desenhos mais antigos.
Jayaism descreve seu trabalho como um reflexo da tatuagem linear (linework), do tribal, abstrato, avant-garde, blackwork e pontilhismo (dot work).
Não foi a toa que ele rapidamente se tornou referência no exterior. Quando ele não está tatuando em Adelaide, cidade onde mora atualmente, pode ser encontrado em um tour ou convenções pelo mundo.
Suartika diz que usa essas oportunidades das viagens para ganhar mais experiência e encontrar nesses lugares inspirações: “Recentemente eu fui ao balé contemporâneo e também no teatro em Berlim”. Viver novas experiências em diferentes países é uma das vantagens do meu trabalho.”
Quando perguntado qual é a pior parte em ser um tatuador, sua resposta é simples: responder e-mails. Confira alguns de suas tattoos a seguir:
Via.
Siga o FTC no Twitter + Facebook + Pinterest + Instagram + Tumblr + FlipBoard e assine nossa newsletter para updates.