Conheça artistas, obras de arte de perto e explore museus sem sair de casa com o Google Arts & Culture
Visitar museus é uma das minhas grandes paixões e programa obrigatório nos roteiros de viagem. Porém, admito que nem sempre é fácil colocar o plano em prática, seja por falta de tempo, grana ou distância mesmo (adoro o MoMA, mas infelizmente não dá para ir para Nova York a cada inauguração).
Isso, sem falar na frustração de ter que ver os quadros de longe, sem poder apreciar os detalhes da obra (quem já viu a Mona Lisa, no Louvre, sabe bem do que eu estou falando).
Porém, graças ao Google, agora é possível visitar museus, dar zoom nas obras e realmente experimentar de perto o trabalho dos seus artistas preferidos.
O Google Arts & Culture é uma plataforma, de acesso gratuito, que reúne 6 milhões de obras de arte de mais de mil museus e instituições culturais de todo o mundo. O acervo virtual conta com fotos em alta resolução de várias pinturas, esculturas, além de vídeos, exposições e informações sobre as obras e artistas.
Usando a mesma tecnologia do Google Street View, a plataforma permite ainda que o usuário faça visitas por vários espaços, incluindo até mesmo suas áreas externas. Isso sim é uma interação em 360°!
No aplicativo, é possível pesquisar as obras por artista, movimento, localização ou material. Para quem gosta de saber mais sobre história, é possível fazer a busca por personalidades ou eventos históricos – no resultado, há fotos, exposições, documentos relacionados a pessoas importantes, como Nelson Mandela, Salvador Dali, ou acontecimentos que marcaram a humanidade, como a 2ª Guerra Mundial.
Para quem está aberto a novas experiências e gosta de ser surpreendido, o Google Arts & Culture também disponibiliza exposições virtuais, realizadas em parceria com instituições culturais. As mostras abordam diversos temas e incluem além de artes, documentos e tours virtuais em 360 graus por museus e cidades.
Aliás, cidades e países podem ser ponto de partida para a busca, que inclui o acervo de museus da região, fotos e imagens que se relacionam com o local, além de passeios virtuais por pontos turísticos e importantes da cidade.
No Brasil, até o momento foram catalogados 6.146 itens de 31 artistas e instituições parceiras – o Instituto Inhotim, Projeto Tamar e o cartunista Ziraldo estão na lista.
Para quem quiser ir além desse ambiente virtual, a plataforma oferece um guia com informações e serviços de cada lugar. Tudo para facilitar o passeio. O Google Arts & Culture possui ainda um canal no Youtube com vídeos exclusivos, criados a partir do acervo do aplicativo.
Com o objetivo de universalizar a cultura, o Google promete mudar a forma como se consome arte no Brasil e no mundo. Uma bela ideia para inspirar qualquer um!