Cooltura

Pedalando na Cidade traz nova perspectiva sobre o uso de bicicletas no Brasil

Estudo Pedalando na Cidade traz reflexões criativas e nova perspectiva sobre o uso da bicicleta no Brasil.

follow the colours pedalando cidade Thinking Insight

Durante 4 meses, o pessoal do Thinking Insight se dedicou a analisar e traçar um panorama sobre a relação das cidades e as pessoas que andam de bicicleta, avaliando desde traços comportamentais, como o de ir à academia de bicicleta depois do trabalho, até percepções de pessoas que não pedalam, sobre o que elas acham das modificações urbanas que estão sendo feitas para os ciclistas.

Diante de todas essas reflexões, surgiu o projeto Pedalando na Cidade, estudo sobre o uso da bicicleta no Brasil, já que a mobilidade urbana é um tema cada vez mais debatido por veículos e sociedade. Toda a ideia foi desenvolvida por que eles acreditam que quando algo é entendido, ele pode ser melhorado. Neste caso, especificamente, usaram a metodologia de trabalho para propor iniciativas criativas que possam transformar o trânsito em um local mais amigável, as ciclovias melhores e os estabelecimentos adaptados para um público que tende a crescer.

Se você tem uma bike ou é entusiasta sobre o assunto, confira a entrevista que fizemos com o pessoal do Thinking Insight para saber mais sobre suas inspirações:

follow the colours pedalando cidade Thinking Insight

FTC: Queria que vocês falassem um pouco sobre como chegaram até a ideia do Pedalando na Cidade.

Criamos a Thinking Insight porque acreditamos que dados de inteligência de mercado podem ser trabalhados com processos criativos para que ideias surjam e consigam, efetivamente, melhorar a experiência das pessoas. Assim notamos que poderíamos ir além das discussões que estavam acontecendo sobre as ciclovias e contribuir com um olhar mais analítico e criativo sobre o uso de bicicleta, a convivência no trânsito e como uma simples alternativa de transporte pode influenciar a sociedade e o comércio.

follow the colours pedalando cidade Thinking Insight

FTC: Quantas pessoas foram envolvidas no projeto?

Todo o projeto foi idealizado por nós da Thinking Insight. Pensamos em cada detalhe e tivemos a felicidade de contar com a participação, incentivo e divulgação do formulário de pesquisa em muitos sites e blogs relacionados a bicicletas, como o Bike é Legal, da jornalista e cicloativista Renata Falzoni, por exemplo.

Além disso, contamos com a participação de empresas e pessoas parceiras nas áreas de pesquisa (Guilherme Carneiro), desenvolvimento (HighLabs), criação (Agência Sassarico), produção (Tamarindo Filmes), plataformas (Base3) e tecnologia, como foi o caso da Evolob, que participou com a gente no processo de brainstorm e concepção do protótipo que poderá ser viabilizado futuramente para melhorar a experiência das pessoas que andam de bicicleta pelas ruas das cidades.

follow the colours pedalando cidade Thinking Insight

FTC: Qual a curiosidade/fato mais interessante que descobriram durante a pesquisa?

Foram vários. Do ponto de vista social foi notar no monitoramento de mídias sociais que as mulheres comentam bastante que andam de bicicleta. E isso é incrivelmente positivo, pois colabora – ainda mais – no rompimento de tabus superficialmente camuflados.  

Do ponto de vista tecnológico foi perceber que, no geral, as pessoas que usam a bicicleta no dia a dia são bem carentes de serviços e/ou produtos que facilitem suas vidas – algo que abre uma série de oportunidades e possibilidades para o comércio atuar.

follow the colours pedalando cidade Thinking Insight

“Pessoas que não andam de bicicleta gostariam apenas que os ciclistas utilizassem equipamento de segurança para fazer do trânsito um local mais amigável.”

FTC: Com o que vocês se inspiraram para criar a pesquisa?

Temos visto que as principais cidades brasileiras estão investindo em transporte alternativo e o que se nota, até então, são críticas que talvez existam pela falta de uma perspectiva diferente. E como acreditamos que inteligência de mercado e criatividade podem melhorar a experiência das pessoas e sociedade, de modo geral, resolvemos trabalhar nesse projeto que foi disponibilizado gratuitamente, para que se fomente – ainda mais – a importância que a bicicleta terá nas cidades nos próximos anos, do surgimento de novos comércios à saúde das pessoas.

follow the colours pedalando cidade Thinking Insight

“Os aplicativos mobile voltados a quem anda de bicicleta estão em avanço, mas notamos que eles podem ser mais funcionais e transmitir maior comodidade.”

follow the colours pedalando cidade Thinking Insight

FTC: 5 Coisas que uma pessoa com bicicleta não deve viver sem?

-Um bom sorriso por fugir do congestionamento;

-Água e roupas leves para fazer um percurso tranquilo;

-Travas U-lock ao invés de simples correntes para evitar dores de cabeça;

-Capacete, lanterna traseira e farol dianteiro;

-Bom senso no trânsito, pois a rua é de todos.

follow the colours pedalando cidade Thinking Insight

FTC: Uma frase que resume muito esse movimento, essa perspectiva sobre a bike no Brasil.

O novo sempre será difícil, mas a mudança acontece.

follow the colours pedalando cidade Thinking Insight

Clique aqui para fazer o download completo e gratuito do estudo Pedalando na Cidade. É realmente muito legal!