Cooltura

Pinterest: 10 dicas para ter um perfil relevante e interessante na rede

iphone ftc pinterest

ftc_pinterest

Antes de mais nada: você sabe o que é o Pinterest? O Pinterest é uma ferramenta visual de favoritos, que ajuda você a descobrir e salvar ideias criativas. É realmente uma rede social muito inspiradora! Lá, você pode criar painéis, os chamados “boards“, compartilhar links e imagens incríveis através dos “Pins“, além de seguir muita gente com o mesmo gosto que o seu. Da mesma forma, você pode seguir pessoas com interesses comuns e replicar diversos conteúdos em seu perfil.

E por falar em Pinterest, essa semana a gente dividiu um pouco da nossa expertise nessa rede social. O que funciona ou não ao nosso ver, como ter um perfil interessante e algumas outras dicas que aprendemos ao longo dos anos “pinando” e em um workshop que participamos com Enid Hwang, Community Manager internacional da plataforma e Bruna Toni, Community Manager do Brasil.

iphone ftc pinterest

À convite do Apezinho, um site muito bacana que fala sobre mudar, decorar, comer e manter a casa em ordem, que tem uma coluna no Viver Bem, Blog da marca Cantão, falamos sobre decoração (eu abri meu apê e mostrei a famosa parede amarela), além de dar alguns insights para quem quer entrar na plataforma e fazer um trabalho realmente legal.

Tudo isso porque o perfil do FTC é um dos mais influentes e um dos maiores pinadores do Brasil. Sim! Lá a gente fala sobre os assuntos que você encontra aqui site e muito mais! São inúmeros moodboards, ou seja, coleções visuais do que apreciamos, como plantas, tênis, acessórios coloridos, arquitetura, decoração, arte, tatuagens, moda e estilo e etc.

Então, selecionamos 10 dicas para ter um perfil relevante e interessante na rede. Dá só uma olhada em alguns “truques” aprendidos e Pin like a Pro!

dicas perfil pinterest shutterstock

1- Tem um site ou blog? Instale o widget do Pinterest na sua página, o botão no seu navegador e ative o compartilhamento do seu conteúdo na rede social;

Para divulgar a sua conta no Pinterest para mais e mais pessoas, o básico é você adicionar o widget na home da sua página (site, blog) e o botão do Pinterest no seu navegador, além de disponibilizar o “Pin it” no seu blog. Assim, quem já for um Pinador, compartilhará facilmente os conteúdos do seu blog na plataforma, gerando ainda mais awareness e audiência para você e seu site.

2- Crie boards específicos para cada tema 

Seguir pessoas e painéis é o que você faz para encher seu feed inicial de coisas legais. Se encontrar alguém que adiciona Pins que você curte, você pode seguir todos os painéis desse usuário ou só os de sua preferência.

Como a plataforma é dividida em categorias de interesse, separe os assuntos que você gosta e crie boards com temas específicos. Assim, quem estiver procurando algo sobre “DIY”, por exemplo, pode ir direto ao assunto naquela sua única pasta.

3- Não use hashtags

Muitas pessoas não sabem, mas a # hashtag não funciona no Pinterest. Para espalhar o seu conteúdo através da rede, você deve usar uma breve e boa descrição do que aquela imagem significa. Isso porque o Pinterest tem indexação pelas palavras e não por #.

Os termos com o caracter # não são indexados na plataforma e não ajudam a achar um pin com mais facilidade. Além disso, trocar uma hashtag por um texto pode ser interessante também para subir de posição nas buscas do Google.

4- “Pine” um pouco a cada dia

Pinar, pinar, pinar. Um pouquinho a cada dia para suas ideias “circularem”. É importante que você importe as matérias do seu site pinando as imagens através do link ou dê repin de outras contas. Siga também as pessoas que tem similaridade com o assunto que você fala.

Assim você vai transformar a necessidade de pinar em vício rapidamente! Vale instalar o app também no smartphone para fazer isso de qualquer lugar.

5- Organização dos boards

Um estudo feita pelo Mashable mostra que os boards que você coloca no topo e no centro da página são vistos por um maior número de visitantes. Então, lembre-se de organizar o seu conteúdo mais relevantes no topo, na linha superior e bem ao meio da sua página de seu perfil.

dicas perfil pinterest shutterstock

6- Promova seu Pinterest nas outras redes sociais

Promova seu Pinterest nas outras redes sociais. Vale espalhar o seu perfil no Twitter, Facebook e até nas newsletters que você escreve, incentivando as pessoas a te seguirem.

7 – Crie painéis coletivos e privados

Você também pode criar painéis privados ou convidar outros usuários para adicionar Pins em painéis com você. Se você estiver dando uma cara nova para o quintal, por exemplo, convide parentes para seu painel “Jardim Novo”.

Se o projeto for para um evento especial, e você não quiser que outros saibam ainda, crie um painel privado e só revele o conteúdo para todo mundo quando você estiver pronto. Assim, você pode organizar algumas referências sem ninguém ver ou chamar outros curadores para ajudar na escolha das imagens.

8- Textos ou descrições nas fotos? Dê preferência ao Português!

Quando um brasileiro posta em inglês ele concorre diretamente com perfis que já têm milhões de seguidores, ao invés de concorrer com quem está crescendo agora no país. Se você escrever em português, os usuários do Brasil acharão mais fácil os seus posts sobre tal assunto na rede.

Se for realmente necessário traduzir a descrição do pin para inglês, vale colocar um texto meio a meio, com os dois idiomas.

9- Descrição de um Pin 

A descrição de um pin precisa ter no mínimo três linhas explicando tudo da imagem ou do post a qual o pin está associado. Na rede, as pessoas são atraídas para o conteúdo através da foto no pin. Assim, uma frase sobre aquela imagem pode fazer com que você ganhe mais acessos no blog ou site para onde está direcionando.

É importante que o conteúdo seja bastante detalhado, para que sempre que alguém pesquise pelo termo possa encontrar o seu pin.

10- Se você tem uma marca no Pinterest, mostre o que te inspira!

Se você tem uma marca e quer entrar no Pinterest, seja autêntico. Não divulgue apenas o conteúdo da sua marca ali. É importante que o tema do post seja interessante para o usuário pinar o seu conteúdo, entrar no seu site ou blog e continuar acompanhando, mas vale a pena criar painéis inspiradores também.

Tem uma marca de roupas? Mostre as referências da sua nova coleção, por exemplo, imagens e lugares que possam também ser legais para o seu público e que tem a ver com o que você aborda.

Não esqueça de converter seu perfil para uma Conta Business, assim você poderá acompanhar o crescimento do seu perfil, bem como a viralização do seu conteúdo na plataforma. Verifique seu blog para oficializar a presença e habilitar as análises de resultados (assim, você consegue acompanhar quais dos seus Pins tem mais sucesso, quais as categorias que os seus seguidores estão mais repinnando, observar tendências, dentre outras coisas). Veja alguns exemplos de marcas que tem sucesso na plataforma aqui.

dicas perfil pinterest shutterstock

Confesso que acabei viciada no Pinterest por ele ser uma rede social muito inspiradora e “do bem”. Ali, você só encontra coisas que gosta (se seguir os painéis certos, claro) e nenhum comentário ruim que a maioria das redes traz.

E aí, anima começar o seu? Se você já está na rede, segue a gente por lá! /follow_colours.

Imagens: Shutterstock. Siga o FTC no Twitter + Facebook + Pinterest + Instagram + Tumblr e assine nossa newsletter para updates.

Comments are closed.