O céu é o limite. O fotógrafo alemão Klaus Leidorf nos oferece uma visão panorâmica a bordo de seu Cessna 172
Pela janela de seu avião Cessna 172, o fotógrafo Klaus Leidorf cruza o céu da Alemanha enquanto captura imagens de fazendas, cidades, praias, indústrias e tudo mais que descobre ao longo de sua rota de vôo, em um processo que ele chama de “arqueologia aérea”.
Juntas, as fotos apresentam um estudo fascinante de como as paisagens são transformadas pelas pessoas – às vezes de maneira bela, às vezes de maneira assustadora.
SOBRE KLAUS LEIDORF
Desde o final dos anos 1980, Klaus Leidorf tira milhares e milhares de fotografias aéreas e atualmente conta com a tecnologia de estabilização de imagem devido a sua máquina Canon EOS 5D Mark III, que é capaz de mostrar detalhes impressionantes, por exemplo, de uma única bola de tênis enquanto ela voa pela quadra.
Sua história de vida é bem interessante. De 1976 a 1983, Klaus estudou teologia protestante e pré-história em Bonn e Marburg. Foi assistente científico na Universidade de Marburg de 1983 a 1985 e funcionário do Estado da Baviera no departamento de Preservação de Monumentos Históricos, de 1985 a 1989.
Em 1988, ele seguiu seu fascínio pela aviação e pela fotografia e obteve licença como piloto privado. Com o trabalho que chamou de “arqueólogo aéreo”, o desbravador dos céus focou na região da Baviera.
Por conta de sua arte, Klaus também foi professor em diversas Universidades e fundou a editora Verlag Marie Leidorf, uma das maiores editoras de literatura arqueológica em alemão.
DOCUMENTAÇÃO AÉREA
Foi ao estudar monumentos antigos que seu interesse pela documentação aérea aumentou. Desde a reviravolta em sua carreira, ele já tirou incríveis fotos do Cinturão Verde alemão e da antiga fronteira entre a Alemanha Oriental e Ocidental, nos anos de 1996, 2003 e 2008.
Além do trabalho documental, o fotógrafo acumulou um vasto acervo de imagens artísticas a partir da visão panorâmica que mostra a natureza, a paisagem e a intervenção do homem, com uma estética única. Suas fotos também já foram publicadas em diversos calendários e livros.
O que ele pensa a bordo de seu avião quando enxerga estes cenários?
Acompanhe seu trabalho: Site: leidorf.aerial | flickr