Koralle atualiza Pintkor, seu giz de cera com 24 cores de tons de pele
Um projeto brasileiro junto com uma empresa de materiais artísticos se destaca! A ideia surgiu quando professoras falavam sobre a questão de igualdade racial na escola, assunto que sempre foi levantado no curso da Uniafro (Programa de Ações Afirmativas para a População Negra), de Porto Alegre. Depois de vários debates sobre a diversidade etnicorracial no Brasil, as professoras arregaçaram a manga e foram em busca da criação de uma caixa de giz de cera que ajudasse a trabalhar o assunto em sala de aula.
O estojo chamado PintKor – A Cor da Minha Pele, criado em parceria com a marca Koralle, virou realidade e antes somente com 12 cores, hoje traz 24 cores de giz que variam do bege ao marrom-escuro. No início, intencionalmente, o branco, rosa e preto não foram colocados na coleção, para que as crianças encontrassem opções mais realistas ou que isso as fizessem misturar formando novos tons.
Com o passar do tempo, a coleção aumentou e a demanda também, aumentando a variedade de tons. O estojo integra o kit de material pedagógico distribuído aos participantes de um curso voltado para qualificação dos professores no Rio Grande do Sul, que prevê o ensino da cultura e história africanas nas escolas de rede pública, além de ser vendido online no site da Koralle.
Gladis Kaercher, a coordenadora da Uniafro disse sobre o Pintkor ao Jornal Extra: “Estamos tendo uma repercussão ótima. As crianças estão amando o material. É uma alegria. Sou professora da Universidade há 20 anos e sempre atuando na prática de ensino, notei que as crianças sempre procuravam aquele lápis rosa como “cor de pele”. Aí, durante a segunda edição, eu e um grupo de professoras pensamos que seria interessante criar um material para os professores levarem para sala de aula e trabalharem essa questão”.
A Uniafro pretende ainda buscar uma parceria maior, para que o kit seja distribuído em todas as escolas públicas do país. Esperamos que essa iniciativa bacana se espalhe cada vez mais!
Imagens: Koralle e Lidiane Dutra.