Os livros digitais se popularizaram bastante na última década. Hoje existem vários tipos de aplicativos e equipamentos para que os leitores possam apreciá-los da forma mais confortável possível. Porém, ainda há quem prefira a versão impressa, a qual pode ser folheada e colocada em algum lugar da estante.
Pensando nesse novo cenário atual, essa livraria parisiense chamada Les Puf resolveu unir tecnologia com o velho hábito de levar seu livro pra casa. Depois de fechar o estabelecimento por um tempo, já que as vendas das publicações não cobriam os gastos com aluguel, os donos voltaram a reabri-la com uma nova proposta, usando muita criatividade: ao invés de armazenar no local várias publicações, o cliente pode imprimir na hora o título que desejar.
A Les Puf oferece um catálogo de cerca de 5 mil títulos e mais 3 milhões de outras opções, fornecidos pela On Demand Books, empresa que criou a impressora portátil de livros. O processo é bem interessante: o cliente escolhe a publicação e a máquina Espresso Book Machine faz o resto.
Ela imprime direto do banco de dados (PDF original), cola e encapa o título. O nome da impressora faz menção ao café Espresso italiano, já que o tempo de impressão de um livro é o mesmo do preparo e consumo de um café. Incrível, não?
A novidade não está somente disponível na França. Muitas empresas ao redor do globo já estão aderindo a ideia, como a tradicional Barnes and Noble, nos EUA. Com esse método, a livraria parisiense consegue vender cerca de 40 livros diários e como não tem publicações físicas em sua loja (apenas o mostruário virtual), os proprietários conseguem tocar o negócio em um lugar menor, ao cobrar o mesmo valor de um exemplar tradicional.
Além disso, um dos grandes diferenciais é que o modelo permite que os leitores tenham acesso a livros que já estão esgotados. A Les Puf vai trazer em breve cerca de 2 mil títulos que já não são mais comercializados.
Viciados em livros, os que amam o cheirinho de uma publicação nova, vão adorar essa novidade, já que podem levar seu exemplar para casa logo após a impressão!
Confira no vídeo abaixo como funciona a impressora:
Livros on-demand. Porque adaptar-se é preciso!
Via.
Comments are closed.