Art Attack

#LoosingMyMind: Projeto retira cabeças das fotos contrariando o oversharing de selfies e da beleza perfeita

Processed with VSCOcam with a6 preset Processed with VSCOcam with c7 preset

Baseado em Ibiza, na Espanha, o italiano Giuseppe Pepe, um jovem criativo, está à frente do projeto fotográfico #LoosingMyMind no Instagram. Designer gráfico, Giuseppe exclui das fotos cabeças, opondo-se assim ao oversharing de selfies e à beleza idealizada.

“A proposta é levar à reflexão. Em meio a superficialidade, onde tudo é concebido de modo a nos tornarmos públicos, uma simples imagem perde sua essência por causa da edição digital”. E complementa: “Em #LoosingMyMind, a parte secundária da foto torna-se a principal”.

follow-the-colours-giuseppe-pepe-2

follow-the-colours-giuseppe-pepe-3

Processed with VSCOcam with c7 preset

follow-the-colours-giuseppe-pepe-5

follow-the-colours-giuseppe-pepe-6

Apaixonado por fotografia, tecnologia, arte, pela vida noturna e por música, o também diretor criativo da boate Spa Ibiza menciona que observar as pessoas mais detalhadamente fez com que sua criatividade aflorasse. Hoje, com cerca de muitos followers no Instagram, Giuseppe Pepe recebe sugestões de imagens do mundo todo, e comenta:

“Não queria utilizar fotos pessoais, então pensei em expandir, em envolver muitas pessoas, e me veio à mente o imediatismo da comunicação que o Instagram oferece. Não imaginei que seria tão bem sucedido, que receberia tantas colaborações. Seleciono as fotos observando onde posso capturar a filosofia do meu projeto, imaginando o resultado final”.

Processed with VSCOcam with e1 preset

Processed with VSCOcam with c7 preset

follow-the-colours-giuseppe-pepe-9

Processed with VSCOcam with c7 preset

follow-the-colours-giuseppe-pepe-11

projeto fotográfico se opõe à beleza forçada, em um momento em que tudo parece ser falso. Giuseppe conta que a ideia surgiu em um dia, enquanto ele observava um grupo de meninas que tiravam fotos ao brincar com um espelho oval e com os raios do sol para refletir a luz em seus rostos.

“Uma imagem absurda de repente surgiu na minha cabeça: como seria se eu ‘decapitasse’ as cabeças diante daquela cena? Fui para casa, sentei em meu computador e dei início ao #LoosingMyMind.”

follow-the-colours-loosing-my-mind-01

Ele conclui: “Todos nós já perdemos nossas cabeças, muitas vezes por algo ou alguém. Pode acontecer todos os dias ou pelo menos uma vez na vida. Como faríamos sem o motor do nosso corpo? Essas reflexões às vezes podem ser surpreendentes.”