Figuras femininas, muitos abraços e o amor ilustrado na pele: A arte única da italiana Lucrezia Urtis
Designer, ilustradora, tatuadora: uma artista completa. Conheça a italiana Lucrezia Urtis!
Lucrezia Urtis é uma artista italiana nascida em 1988 e formada em Arquitetura em Sardenha. Depois da faculdade concluída, Lucrezia foi para Milão completar seus estudos e Mestrado em Design Gráfico. Ficou por lá até hoje. Suas belas tatuagens tem um estilo peculiar e são reconhecidas facilmente por seus traços únicos.
A tatuadora mistura cores e delicados detalhes. Entre seus temas estão inúmeras figuras femininas, muitos abraços, paixão, amor, medo, dor, desejo e incríveis amuletos, joias bem tradicionais na região em que nasceu. Todos os seus trabalhos são realizados com paixão, lápis, primeiramente, e muita tinta.
“O desenho foi uma forma de abrir um portal que me catapultaria para o meu mundo. As memórias e emoções estão impressas no papel ou na pele e duram para sempre.”
Em entrevista ao site ‘I am Not a Tattoo Blog‘, Lucrezia Urtis conta um pouco mais sobre sua carreira artística, da arquitetura até a tatuagem:
“Foi um processo bastante natural, você sabe, eu cresci cheia de cores em minhas mãos e eu costumava deixar minhas marcas em todas as superfícies. Meu caminho como ilustradora e tatuadora eram paralelos, refletiam um lado mais rebelde e emocional dos meus estudos em arquitetura e design gráfico. Todo o estudo seguramente me deu muitas coisas básicas, que foi útil para a composição e o equilíbrio em cada trabalho que faço.”
“Quando eu penso sobre a tatuagem, eu a vejo como um sentimento, como um gesto muito importante que ajuda a corrigir uma emoção, talvez, e que estará em sua pele para sempre. Como tatuadora, acho que a tatuagem é um ritual, que liga profundamente o tatuador e tatuado durante a criação de uma imagem.”
“A transformação de uma história em uma ilustração e a posterior transposição para a pele, a dor, a quantidade de tensão e emoção, é um vínculo indelével que é criado com todos os meus clientes. Estas são as coisas que eu mais amo sobre este trabalho e eu nunca imaginei que isso poderia se tornar tão essencial e vital para mim.”
Sobre as diversas mulheres que sempre aparecem em suas tatuagens, ela conta:
“Inicialmente, antes de começar a tatuar, enchia minhas ilustrações com mulheres pequenas tatuadas e motivos inspirados nas tradições de Sardenha. Ao começar minha carreira como tatuadora, eles se tornaram meus principais temas ao serem executados em estilo tradicional.
Com o tempo, os desenhos foram simplificados, com linhas grossas e sombras negras, a partir daí eu coloquei meu toque meu original. Agora se tornou uma característica real do meu estilo, que é trazer para o mundo a tradição da Sardenha. Além das figuras femininas, eu uso todas aquelas joias que são consideradas amuletos e protetores na região.”
“Meu tema favorito de tatuar é sem dúvida a mulher. Eu acho super expressivo e eu sou capaz de comunicar qualquer coisa através de seus olhos e mãos. Eu tento desenhar cada mulher semelhante ou mais próximo possível do cliente – que vai carregá-la para sempre.”
Lucrezia Urtis tatua no Estúdio Toy Tattoo Parlor em Milão.
Você pode se inspirar mais em seus trabalhos ao acompanhar seu Instagram, Facebook e Behance.