Nem tão popular quanto as célebres frases de parachoque de caminhão, a fonte normalmente usada nas carrocerias foi o que realmente chamou a atenção do professor e designer brasileiro Rafael Hoffman.
Inspirado por esse estilo de lettering – chamadas de degradês -, ele criou a ‘Mantenha Distância’, uma fonte decorativa que busca resgatar e documentar essa manifestação informal de design e de cultura popular antes que venha a ser extinta.
De construção modular, com cantos côncavos, base quadrada e largura uniforme, a família se divide em seis versões gratuitas que trazem em si características peculiares que tornam esse estilo inconfundível. Todas têm caracteres em caixa alta, além de números e sinais de pontuação.
Todo o processo de criação, da pesquisa de referência à construção das variações, é mostrado em seu site.
Permitir que esse estilo de letra seja (re)utilizado em novos suportes e trabalhos é uma maneira que Hoffman encontrou de preservar a memória gráfica do nosso país.
Segundo o criador, o principal objetivo da criação da fonte foi valorizar essa e outras tantas expressões populares de pintores anônimos que têm entrado em decadência graças às novas tecnologias digitais que estão dominando a indústria da comunicação visual.
A Mantenha Distância é uma fonte gratuita para uso pessoal, e pode ser baixada gratuitamente aqui. Para uso comercial, é preciso entrar em contato pelo e-mail [email protected].