“Nós somos feitos de flores.” – A impressionante série de colagens criadas por Marcelo Monreal mistura retratos, surrealismo e arte botânica.
Marcelo Monreal nasceu em São Paulo em 1978. Com 17 anos estudava para ser programador. Ele ia para a escola e passava o resto do dia no ‘vazio’. Então, um dia, disse ao pai: “Eu quero trabalhar”.
Seu pai, que era estilista em Brás, região de São Paulo, onde operam muitas lojas de roupas e de tecidos, organizou tudo para lhe dar o 1º emprego: sua função seria desenvolver bordados para uma fábrica de etiquetas. Lá, ele aprendeu a usar o CorelDraw.
Depois de terminar a escola, Marcelo decidiu cursar design na única universidade que oferecia o curso (na época) na cidade, onde um professor disse: “Você não é bom para isso”.
Apesar da desmotivação, sua mãe o encorajou a estudar sozinho. Depois de algum tempo fazendo etiquetas para marcas de vestuário no Brás, Marcelo iniciou seus próprios projetos como freelancer e conseguiu um emprego parcial na Carmim, local em que teve seu primeiro contato com a gravura.
Naquela época, ele dominava o Corel e o Photoshop. Quatro anos depois, desistiu da gravura e se estabeleceu fazendo “flyers” para clubes noturnos. Muitas baladas como Lov.e Club, Kraft, Rosebombom, tornaram-se clientes do Flyerlab, seu escritório de design.
O tempo passou e muita coisa mudou. Entre os jobs, Marcelo desenvolveu um material gráfico para o Club 88, especialmente para a festa “Wolf “. Na realidade, a identidade visual da festa o ajudou a criar seu reconhecido estilo visual único que o acompanha até aos dias de hoje, principalmente quando falamos em suas colagens digitais.
O designer e diretor criativo mora atualmente em Santa Catarina, onde também cria as lindas colagens que misturam surrealismo, arte botânica e retratos – para campanhas e revistas do mundo todo.
A série, intitulada Faces [ON] bonded, traz rostos de atores, modelos e talentosos artistas brasileiros conhecidos por Marcelo, cheios de flores. Ao dividir os rostos dessas pessoas, o artista acentua suas características físicas. As flores revelam vitalidade profunda, o interno.
A ideia do projeto surgiu de uma memória muito importante para ele: sua falecida mãe. Um dia, em um jardim, ela lhe disse “Nós somos feitos de flores.” Sendo assim, Marcelo captura a essência da frase e mostra a vulnerabilidade e a beleza humana ao preencher as fotos com os arranjos florais.
Entre os retratos estão Julianne Moore, Cara Delevingne, Christopher Walken e mais. Confira e inspire-se:
Acompanhe Marcelo Monreal no Facebook e Instagram.
Via.