MASP lança aplicativo com áudios explicativos sobre obras para ser usado durante visita ao museu

MASP lança aplicativo com áudios explicativos sobre obras para ser usado durante visita ao museu

Recurso em áudio é uma aposta na tecnologia como uma aliada e segue tendência mundial 

O Museu de Arte de São PauloMASP, lançou no começo do mês de dezembro de 2019 um novo aplicativo que poderá ser usado pelos visitantes do museu. O MASP Áudios é um audioguia lançado pela instituição e pretende servir como um complemento às visitas feitas ao local, possibilitando uma experiência imersiva

A presença da tecnologia é cada vez mais inegável nos espaços da esfera pública e privada e agora chega também aos museus com um intuito educativo. Esse tipo de recurso já tem sido muito utilizado por outros museus ao redor do mundo e até mesmo em alguns aqui do Brasil, como o Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro. 

O aplicativo também abre espaço para a inclusão, uma vez que recursos em áudio podem ser utilizados por pessoas com deficiência visual. A ideia é que o app criado pelo MASP forneça não apenas informações técnicas dos quadros, como nome do artista e data de origem, mas também ofereça uma contextualização completa da época e da obra. Para isso, basta apontar com a câmera do celular para qualquer peça do acervo permanente do museu.

MASP ÁUDIOS

Inicialmente, o MASP Áudios contará com 170 arquivos sonoros, gravados por personalidades convidadas e também crianças. Entre elas estão nomes como Amanda Carneiro e Lilia Schwarcz, Hélio Menezes, Anna Maria Maiolino, Erika Verzutti, Leda Catunda e Thiago Honório, Aracy Amaral, Valeria Piccoli (curadora da Pinacoteca) Ivo Mesquita e crianças de 8 a 10 anos, alunos da rede pública e particular de São Paulo.

Disponível para os sistemas Android e IOS, o aplicativo do MASP ainda permitirá que cada usuário crie uma coleção com suas obras favoritas de acordo com o acervo do museu e ao final de cada visita, terá uma lista onde todas as obras pesquisadas durante seu tour estarão salvas para consulta. O acesso às informações sobre as obras poderão ser feitos em qualquer lugar e não apenas dentro do museu.

E uma boa notícia é que caso você não possa ir ao MASP, é possível ter acesso aos arquivos de áudio online por meio da plataforma Soundcloud

O MASP disponibiliza Wi-Fi para os visitantes. O app está disponível para download na App Store e Google Play.

Via. 

SHARE