Conheça mais sobre o universo da moda feminina plus size e veja como este ramo está ganhando espaço nas vitrines!
A democratização da moda ainda é uma luta para mulheres com manequim acima dos 46. A moda feminina plus size vem crescendo, porém, não da mesma forma que os tamanhos menores. Atualmente, há poucas lojas especialistas no nicho, travando uma batalha para alcançar esse público que cada vez mais exige peças diferenciadas.
Apesar de serem poucas, felizmente, há as marcas que proporcionam roupas femininas em tamanhos, modelagens e dentro das tendências da moda para o público plus size. Além disso, se preocupam com a qualidade de cada peça, pensando sempre nas necessidades e desejos de suas clientes.
E nesta busca por estabelecer uma moda acessível para todas, trazemos alguns insights de como este mercado está crescendo e conquistando espaço, se contrapondo ao padrão. Aproveite a leitura!
O movimento plus size no mundo
Tudo começou a partir dos movimentos feministas, o qual iniciou questionamentos também sobre as pressões que as mulheres sofrem na sociedade. A luta pela quebra do padrão, que antes baseava-se na beleza das mulheres e seus corpos magérrimos, foi ampliada para qualquer peso, encorajando a aceitação, todos os tipos de corpos e o amor-próprio da forma que se é.
O movimento plus size tem como objetivo a valorização do corpo, defendendo a pluralidade. Quando falamos nesta questão da moda, é preciso lembrar que nas lojas haviam apenas peças restritas em tamanho, ou pensadas para “emagrecer corpos”, buscando de qualquer forma disfarçar as linhas. Mas hoje a moda está mais democrática, além da luta pelo reconhecimento da beleza de cada mulher ter avançado em partes.
Pensando nisso, marcas internacionais, inclusive grifes, tem trazido nas passarelas modelos que possuem medidas plus size, com roupas em tamanhos maiores, expandindo assim seus portfólios.
A moda plus size no Brasil
No Brasil, o mercado da moda plus size registrou crescimento, mesmo na pandemia. Segundo a Associação Brasil Plus Size (ABPS) de 2022, o segmento movimenta aproximadamente R$9,6 bilhões por ano, um aumento de 21% nos últimos três anos. Isso se deve também pelo grande público, cerca de 110 milhões de pessoas no país.
Entretanto, quais foram as estratégias que fomentaram esse aumento? Vemos a seguir:
Novas demandas do público
Antigamente, as peças eram apenas simples e básicas. Hoje, a moda plus size ganhou as ruas e vemos as mulheres cada vez mais dentro das tendências, são cores e modelagens para todos os gostos. Parte disso é devido ao movimento que tem encorajado a valorização do corpo; pela difusão da importância do autoconhecimento e aceitação nas redes sociais, além do entendimento de que não há apenas um padrão na sociedade.
A moda feminina plus size pode sim demandar roupas que marcam estilos, e que fogem do tradicional. Peças como, croppeds, shorts e saias curtas, body, biquínis, e muito mais, são alguns exemplos. Inclusive para atender o público jovem, que exige roupas para diversas ocasiões, desde as mais despojadas até as mais chiques.
As blusas, por exemplo, que antes eram apenas camisetas ou de manga curta, largas, em cores neutras, hoje são fashionistas. Os modelos de blusas plus size estilosos, como tops e croppeds também ganharam força e se tornaram os queridinhos da temporada.
Camisas, t-shirts são fabricadas em diversas estampas e modelagens modernas. Além disso, trazem detalhes especiais como as mangas bufantes, babados, recortes estratégicos, ou tecidos variados, como paetês e lurex.
Já os shorts e saias curtas, principalmente pelo fato de morarmos em um país tropical, é uma saída para aguentar as altas temperaturas. Invista nos modelos em alfaiataria, com cinto, babados, pregas diferenciadas, clochard, short saia, entre outros.
Outras opções, como os vestidos com tênis, estão em alta; muitos valorizam as curvas e fornecem um look estiloso. E nesta pegada, o macacão também ganha destaque.
As calças também protagonizam na moda plus size, com alternativas de modelagens do momento, como as wide leg, cargo, mom e alfaiataria. Os conjuntinhos são outra tendência no tamanho plus size, sendo as blusas com calças, shorts ou saias, podendo ter o blazer como uma terceira peça.
A moda praia plus size, que não se limita mais ao tradicional maiô preto, é recheada de opções de biquínis, tais como o top meia taça, top triângulo, hot pants, entre outros.
Peças com qualidade
A preocupação em oferecer peças de qualidade para este público também influenciou o mercado. Afinal, independente do tamanho, as consumidoras buscam roupas que ofereçam boa modelagem, bom acabamento e que proporcionem uma boa sustentação.
Dessa forma, para conquistar as mulheres mais exigentes, as marcas começaram a criar roupas com alta qualidade, duração no guarda-roupa e para que possam fazer parte de diversos looks a longo prazo.
Lojas online
Com a tecnologia, agora ficou bem mais acessível a compra de qualquer item, inclusive quando falamos em vestuário plus size. Fique de olho sempre nos e-commerces especializados e condições transparentes de compras.
Isso é um diferencial, principalmente em um ramo em expansão e com ofertas limitadas, atingindo até as pessoas que moram fora de grandes centros, ou em regiões distantes.
Gostou de conhecer mais sobre a moda feminina plus size? Compartilhe este artigo!