Esta imagem não tem nenhum pixel vermelho. Mesmo assim, por que os morangos parecem dessa cor?

Esta imagem não tem nenhum pixel vermelho. Mesmo assim, por que os morangos parecem dessa cor?

A imagem tem feito sucesso pela internet. E eu aposto que você não faça ideia do porque. À primeira vista, o que vemos é uma torta de morangos vermelhos em um fundo azul-esverdeado, certo? Errado. Acontece que a foto não possui nada de vermelho, é pura ilusão de ótica. Sim, você está sendo enganado por sua própria mente.

Ilusões de óticas podem ser vistas em diferentes formas e tamanhos. Mas essa tornou-se viral, assim como foi o caso semelhante do vestido azul e preto x vestido branco e dourado, que tomou conta da web anos atrás.

A fotografia desconcertante dos morangos ‘vermelhos’ criada pelo professor de psicologia Akiyoshi Kitaoka, da Universidade Ritsumeikan do Japão, especializado em ilusões de ótica, parece ter o pigmento vermelho, mas na verdade, não existe nenhum pixel da cor. A explicação é científica.

Por que os morangos parecem ser vermelho, então?

Isso acontece por conta de um fenômeno chamado consistência da cor, ou seja, a forma pela qual o cérebro humano é projetado para perceber as cores sob uma série de circunstâncias. A cor deve ser percebida sempre como constante, apesar das mudanças no espectro da iluminação.

Explico: se você está fora de casa, em uma luz natural brilhante como o sol, ou dentro de um quarto mal iluminado com uma lâmpada de 20 watts quase não funcionando, seu cérebro trabalha igualmente para enxergar a cor correta – ele se esforça para se certificar de que as cores que você está vendo permanecem, bem, constantes. Assim, mesmo que a imagem do professor Kitaoka tenha sido manipulada para incluir apenas pixels cinzentos e esverdeados, você ainda vê morangos vermelhos.

A luz que entra no olho é feita de diferentes comprimentos de onda que vêm de ambos os pigmentos dos objetos ao seu redor e da luz que os ilumina. Nossos cérebros evoluíram para enxergarem a cor correta, permitindo que os tons que vemos sejam sempre os mesmos, não importando a iluminação.

Essa ilusão também é ajudada pelo fato de que reconhecemos os objetos da foto como morangos, que nós associamos fortemente com a cor vermelha, isso significa que o cérebro já está conectado para procurar justamente esses pigmentos. Interessante, não? Abaixo, a imagem original das frutas:

“Essa é a imagem original, de uma torta feita pela minha esposa” – Akiyoshi Kitaoka;

Via.

SHARE