NASA libera seu acervo de imagens, vídeos e áudios totalmente de graça para pesquisa e download
Nunca foi tão fácil se informar e baixar materiais que antes eram disponíveis apenas em grandes instituições e museus. Recentemente, vimos uma grande abertura dessas informações digitalizadas com projetos como o Google Culture e Arts, o Museu Guggenheim (que liberou mais de 200 livros de arte para download grátis), o MET (são 400 mil imagens de sua coleção para baixar gratuitamente), além do MoMA, que lançou na web imagens que permitem explorar todas as exposições que o museu já realizou desde 1929.
Agora é a vez da NASA, que abriu à população seus arquivos de fotos, criando um motor de busca para encontrar as capturas correspondentes às maiores descobertas da agência. São fotos, gifs, audíos e vídeos que podem ser compartilhados, utilizados para fins educativos ou para inspirar novas criações artísticas. Sim, o grande acervo visual traz foguetes, satélites, equipamentos utilizados nas missões e estações espaciais, buracos negros, cometas, nebulosas, além dos astronautas e cientistas em ação.
NASA: se perca pelo espaço!
A ideia é que o recurso ajude os educadores, crianças e adultos na pesquisa pública fora-deste-mundo. Você pode achar na biblioteca os temas e assuntos por palavras-chave e receber até metadados. Até o momento são mais de 60 coleções e 140.000 arquivos para download grátis.
Os usuários podem navegar nas imagens mais recentes enviadas pela NASA, bem como descobrir arquivos históricos e os mais procurados. O conteúdo pode ser incorporado em sites e aplicativos. Se você usa o Pinterest, dá para guardar as imagens em painéis. Já no Twitter, os GIFs são ótimos para divulgar animações e deixar todo mundo refletindo sobre a grandeza do universo.
A NASA ainda completa dizendo que a biblioteca não é tão abrangente, mas fornece atualmente o melhor que eles podem disponibilizar publicamente, a partir de um único local na web. Além disso, é um site vivo, onde novas imagens, vídeos e arquivos de áudio serão continuamente adicionados.
Para testar esta grande ferramenta, NASA Image and Video Library, clique aqui.
Via.