campinas
Traveluv

O que fazer em Campinas durante sua conexão?

Mesmo não sendo capital, ela certamente se destaca. Considerada a 3ª maior cidade do estado de São Paulo, Campinas é um verdadeiro polo industrial e tecnológico. Com uma infraestrutura moderna, desenvolvida e organizada, abriga a 2ª maior floresta urbana do Brasil, a famosa Santa Genebra, perdendo apenas para a floresta da Tijuca, no Rio de Janeiro.

O destino ainda conta com o Aeroporto internacional de Viracopos, situado em uma área estratégica da cidade, que vem se preparando para oferecer serviços cada vez mais modernos. O fato de ser internacional faz com que o espaço se desenvolva ainda mais, atraindo passageiros até o local.

E se você está prestes a pegar um vôo pelo hub ou está em conexão não se preocupe! Antes de sua partida, é bem fácil deixar o carro com segurança em um estacionamento próximo ao aeroporto viracopos e passar um tempo agradável na cidade. Veja o que fazer durante sua espera:

Embora faça parte do interior paulista, não faltam alternativas de lugares bacanas para conhecer em Campinas.

Visite uma das incríveis cafeterias especiais da cidade

Abigail Coffee Co., uma das ótimas cafeterias especiais em Campinas. Imagem: Divulgação

Com a história do café enraizada na cidade, Campinas abriga de pequenas a grandes cafeterias em todos os cantos da cidade. Se você aprecia as diversas opções de torras e cafés especiais, prepare-se. Do mais suave ao mais encorpado, de ambientação agradável e cool, com decks de madeira e área arborizada, espaços como 1727 Coffee Roasters, Abigail Coffee Co., Café Container, Café Regina, Maria Antonieta, possuem atendimento acolhedor e valem a visita.

Passeio pelo Parque Portugal (Lagoa do Taquaral)

Ótimo para curtir a natureza, o Parque Portugal conta com a Concha Acústica, o Planetário Municipal e o Museu do Esporte. Uma caminhada pelo local é perfeita para respirar um pouco. Algo que também chama atenção na Lagoa do Taquaral é a réplica da caravela Anunciação, com a qual Pedro Álvares Cabral aportou no Brasil no ano 1500. Ali, também é possível alugar bicicletas, andar de pedalinho na lagoa ou passear em um dos primeiros bondes turísticos do país.

Almoço no bairro Cambuí

Um bairro que se destaca pelas ruas tranquilas e arborizadas, garante passeios agradáveis, principalmente para quem gosta de caminhar é Cambuí. Conhecido como o centro gastronômico de Campinas, pela variedade de restaurantes, bares, cafeterias e cervejarias, o difícil aqui é escolher um lugar só entre as delícias e menu diversificado.

Alguns locais bastante conhecidos e recomendados para almoço são o Théo Medeiros Bistrô, o Restaurante Lume, Olivetto, além de cafeterias como a Wood, Maloe Café, Cafeteria Cambuí, que servem comidinhas especiais. Para sobremesas, não deixe de conhecer a Nebline Confeitaria ou tomar um gelatto artesanal no Borelli.

Pequeno tour no Centro Histórico da cidade

 Jóquei Clube, espaço anteriormente dedicado à corrida com cavalos, teve sua construção concluída em 1925. O prédio possui elementos em art nouveau e da neorrenascença. Imagem: Wikipedia

Caso o dia esteja ensolarado, um bom programa é fazer um pequeno tour pelo centro histórico da cidade e visitar pontos turísticos como a Catedral Metropolitana, o Jóquei Clube, o Museu de Arte Contemporânea, exatamente ao lado do Paço Municipal, e o Museu da Imagem e do Som, ótimos espaços para apreciar arte e arquitetura.

Happy Hour e cerveja gelada

No cardápio do SeoRosa, um menu de opções com os melhores pratos, pizzas, lanchinhos, petiscos e drinques. Imagem: Alexandre Furcolin

Estique sua estadia pós-sol e beba uma cervejinha gelada no SeoRosa, bar com boas atrações musicais, mezanino e mesas ao ar livre; no Lado B, onde você encontra muitas torneiras de chopp e comida boa; no Cafezal Bar, ótimo para casais ou Grainne’s Irish Pub, perfeito pra quem curte rock.