Arte pela vida: Como origamis podem ajudar a impedir a extinção dos elefantes

Arte pela vida: Como origamis podem ajudar a impedir a extinção dos elefantes

follow-the-colours-elephantorigamichallenge-02

A cada ano, 35.000 elefantes africanos são mortos para captura de suas presas, de onde extraem o precioso marfim (contrabandeado e vendido por cerca de U$3.000 dólares o quilo na China, considerado o país de maior responsabilidade pela matança). Para demonstrar visualmente o quão grande esse número é, a organização sem fins lucrativos Wildlife Conservation Society resolveu ilustrá-lo usando origamis.

“Nós estamos tentando quebrar o título do Guinness com a maior exposição de origami de elefantes”, explicam. “O recorde atual é 33.764. Queremos chegar em 35.000 origamis, o número de elefantes africanos mortos anualmente”.

Para alcançarem a meta, em parceria com a 96elephants, a ação disponibilizou em seu sitequatro modelos diferentes de dobraduras, dois de sua cabeça e dois de corpo inteiro, com passo a passo de cada um e o endereço para envio. Os desenhos foram criados pela Origami EUA, sociedade nacional americana dedicada à arte das dobraduras de papel, que também contribuiu para o projeto.

follow-the-colours-elephantorigamichallenge-03

Logo no início da campanha, 3.000 elefantes de papel foram recebidos, alguns de indivíduos americanos, outros de organizações sem fins lucrativos como a U.S. Wildlife Trafficking Alliance. O número pode soar grande, mas 3.000 é apenas uma parte do número de elefantes mortos em um único mês.

follow-the-colours-elephantorigamichallenge-05

As estatísticas são surpreendentes, quase inacreditáveis, e a intenção é chamar atenção para o problema e aumentar a consciência das pessoas em relação a esses animais. O prazo para envio já terminou, e milhares de elefantes de dezenas de países foram recebidos.

“Vocês fizeram um grande trabalho, nós vamos precisar de um pouco de tempo para processá-lo”, conta a organização, que vai fazer sua contagem oficial no dia 17 de novembro de 2016. Já imaginou 35.000 elefantes (de papel) reunidos num só lugar?

follow-the-colours-elephantorigamichallenge-01

Além da ideia do #ElephantOrigamiChallenge, a campanha tem uma petição online (também disponível no site da 96elephants) e atividades paralelas como o #ElephantYogaChallenge, na qual você pode escolher entre três posições de yoga (iniciante, intermediário e avançado), fotografar e postar nas redes sociais desafiando três amigos. “Bom para você e para os elefantes”, afirmam.

follow-the-colours-elephantorigamichallenge-06

E não é tudo: há também uma ação para as crianças, convidando-as a desenhar elefantes e, com a ajuda dos pais, enviar por email ou postar as ilustrações nas redes sociais com a hashtag #ELPHIE.

follow-the-colours-elephantorigamichallenge-07

O documento African Elephant Summit concluiu que os elefantes serão extintos na natureza ainda durante a nossa vida se a caça ao marfim continuar. Desesperador, não?

Para mais informações, acompanhe o projeto no Facebook, Instagram e Twitter.

SHARE