Obras de arte clássicas saem dos museus e são espalhadas pelas ruas através de cartazes lambe-lambe
Libertar a arte, essa é a proposta do Outings Project.
“Libertá-la do castelo e dar-lhe uma segunda vida”, esse foi o desejo do cineasta e artista visual francês Julien de Casabianca ao se deparar com a imagem de um menina entediada, no canto de um quadro do Louvre, em Paris. E é isso que seu projeto, Outings, vem fazendo – libertando a arte dos museus e colocando-a nas ruas.
A proposta do projeto, que é aberto a todos, é mostrar para o mundo muitos personagens que passam despercebidos nas exposições. Nada de Mona Lisas. No Outings, Casablanca e colaboradores voluntários fotografam pinturas em museus – principalmente retratos – e levam as fotos para muros da cidade, reproduzidas em cartazes lambe-lambe.
Por ser um ato artístico fácil de se executar, o Outings é hoje um projeto colaborativo global. Com 80 voluntários pelo mundo, as imagens das obras estão presentes em cidades dos cinco continentes – inclusive no Rio de Janeiro e em Belo Horizonte.
Para dar essa vida nova, no mundo real, aos personagens esquecidos nos museus, Julien de Casabianca convida todos a contribuírem com a sua proposta.
Para participar, basta fotografar com o celular obras expostas em galerias e instituições artísticas, imprimir e colar nos muros da cidade. Depois, é só tirar foto do resultado e enviar pela página do projeto.
No site é possível encontrar as especificações técnicas para os cartazes. A ideia é simples, é fácil e é legal (tudo dentro da lei)!