Com a sensibilidade de quem pensa o lar para todas as épocas do ano, arquitetos orientam sobre como deixar os ambientes no clima do outono
Um tom arenoso no sofá misturado com pontos de cor terrosos cria um espaço relaxante e acolhedor para se concentrar no bem-estar e trazer interações positivas leves no outono. Projeto Dantas & Passos Arquitetura| Foto: Maura Mello
É hora de dar boas-vindas aos dias mais frescos do outono. Com a temperatura mais amena, vem junto a necessidade de preparar a casa para trazer mais aconchego e conforto térmico e visual. Pensando na nova estação que chega, conversamos com os arquitetos Pati Cillo, do escritório Pati Cillo Arquitetura, Danielle Dantas e Paula Passos, do Dantas & Passos Arquitetura, Renato Andrade e Erika Mello, do Andrade & Mello Arquitetura, Denise Barretto, da Denise Barretto Arquitetura e Isadora Araújo, do Panapaná Estúdio de Projetos, que nos deram algumas dicas bem bacanas para deixar os ambientes no clima outonal. Confira:
MEDIDAS ESTRUTURAIS
Nem sempre as pessoas levam em conta os problemas estruturais da residência, e elas acabam aparecendo com maior frequência quando os termômetros baixam. A primeira coisa a se fazer é checar a elétrica da casa. “Isso porque nessa época usamos o chuveiro com água mais quente e os aquecedores. Por isso, é preciso olhar com atenção os disjuntores e a fiação. Para quem tem aquecimento a gás, faça revisão nos aquecedores para verificar se estão herméticos e sem problemas de vazamentos. Além disso, assegure-se que estão aptos para usá-los com mais frequência”, explica Renato Andrade.
REVESTIMENTOS E ACABAMENTOS
A Expo Revestir é um grande termômetro das tendências e apresenta o que estará em alta para as próximas estações. “Observei durante a feira é que a textura fosca se faz presente em louças e revestimentos. Assim, o cliente que estiver em obra ou reforma e apreciar o estilo do outono, vale investir nos acabamentos foscos e mattes…sair do brilho esmaltado em detrimento ao toque acetinado”, revela Isadora Araújo, do Panapaná Estúdio de Projetos.
Quando o assunto é tecido, a dica é da arquiteta Denise Barretto: “Indicamos tecidos que trazem aconchego ao toque, como o veludo, couro e suede”, revela.
Nesta sala, o couro misturado com outras texturas nos tranquiliza e realça a sala como um ambiente de confiança e estabilidade, a medida que cruzamos dias mais amenos. Projeto Pati Cillo
CORES E ESTAMPAS PARA O OUTONO
Não é novidade que os tons quentes são os mais pedidos para o ambiente. Porém, para o outono, as cores mais sóbrias e aconchegantes são grandes pedidas, assim como os tons neutros e com ar sofisticado virão com toda força. “Temos os beges, off-white, areias e cinzas trazendo equilíbrio”, revela as arquitetas do Dantas & Passos Arquitetura. A partir dessa paleta, é possível selecionar mantas e almofadas para o sofá da sala de estar e escolher o novo enxoval do dormitório, por exemplo.
Cores mais sóbrias e elegantes neste quarto se misturam ao azul. O tom, misturado com diversas texturas, é a prova de que é capaz de tirar qualquer ambiente do sério sem torná-lo cansativo. Projeto Pati Cillo
Outros tons como rosa-velho, laranja-queimado, vermelho mais fechado, e verde-musgo, podem ser alternados para colorir suavemente as bases. “Para o outono, os ambientes que trazem tom sobre tom, e espaços monocromáticos também seguem em alta”, complementam Danielle e Paula.
Confira 8 tendências de decoração que estarão com tudo em 2020
Quando o assunto é estampas, padrões que estavam guardados no armário voltam para o décor. O xadrez, por exemplo, volta com tudo e pode ser explorado de forma muito charmosa em capas de almofadas ou de sofás, toalhas de mesas e aplicadas em barras de cortina. Além disso, o animal print, estampas de oncinha, peles sintéticas, junto a móveis de madeira são fortes candidatos aos queridinhos do outono. “Apreciamos muito esses materiais que nos trazem uma pegada rústico chic”, reforçam as arquitetas do escritório Dantas & Passos.
ILUMINAÇÃO CORRETA
Uma forma simples de transformar os ambientes é mudar a temperatura das luzes, tornando os ambientes mais intimistas. “Além de incluir abajures e peças de iluminação indireta, que aquecem os ambientes, também indicamos diminuir a temperatura de cor da lâmpada para uns 2700 k. Embora a medida não mude efetivamente a temperatura do ambiente, traz a sensação de conforto e aconchego”, revela Erika Mello.
DICAS EXPRESS
Além das medidas citadas acima, a arquiteta Pati Cillo separou 5 dica rápidas para preparar a casa para o outono de forma simples e bem efetivas. Anote:
– As mantas são super bem-vindas em sofás e poltronas, vale a pena apostar!
– Disponha bowls com chocolatinhos, bolachinhas ou frutas secas como itens decorativos pelo lar. Use cores mais terrosas, que ajudam a trazer conforto visual e aquecem o ambiente;
– Revise as plantas do lar. Realoque aquelas que precisam de maior iluminação para perto das janelas, ou retire-as da decoração até recuperarem a folhagem;
– Quem é adepto ao “Do it Yourself”, vale acrescentar um quadro, vaso ou um porta-retrato com folha seca como decoração. Selecione uma folha bem bonita e emoldure-a. Depois é só dispor na parede ou colocar apoiado no aparador.
– Use essências amadeiradas, que trazem a sensação de conforto e aconchego. Pode usar odorizadores ou velas aromáticas.
Madeira, vidro, palha, cerâmica/porcelana, flores secas. Materiais como esses nos conectam com o natural e o feito à mão trazendo um pouco mais de aconchego para dentro de casa.
Almofadas, um sofá confortável, plantas externas que elevam os ânimos nesta sala com visual leve e arejado. O azul traz um toque atemporal, tranquilizador e elegante. Projeto Dantas & Passos Arquitetura| Foto: Maura Mello
Não esqueça também de sentir o prazer do Hygge nesta estação. O estilo de vida dinamarquês tem tudo a ver com este momento e a gente explica tudo aqui como trazê-lo para a sua casa.