Benjamin Grant, um consultor de uma empresa de satélites chamada Digital Globe, estava procurando por fotos feitas do espaço e após conferir algumas das imagens começou a sentir algo estranho. Logo descobriu que todas elas se tratavam do Overview Effect – ou seja, uma mesma forma peculiar de como os astronautas enxergam a terra a uma grande distância.
Há quem diga que isso provoca uma maior clareza mental – uma compreensão do que significa estar vivo e de como todas as coisas estão conectadas, pois a experiência provoca uma reflexão de como somos pequenos e insignificantes diante da grandiosidade do mundo.
Segundo ele, isso mudou sua vida. Então, a partir disso, ele resolveu escrever um livro para compartilhar essa experiência com outras pessoas. O resultado é a publicação Overview, onde ele usa imagens de satélite que mais parecem ser, na verdade, obras de arte gigantes.
Mina de extração de carvão de
, Habei, ChinaGrant escolhe lugares específicos do planeta, recebe a imagem do local e faz pequenas intervenções no editor de imagens para melhorar a composição, etc. Mesmo não sendo o responsável pelo registro das imagens, ele considera que seu trabalho seja fotográfico.
“Eu não sou um fotógrafo no sentido clássico da palavra. (…) Mas eu acho que tudo que acontece após o fato. Uma vez que a fotografia foi tirada, ainda é fotografia. Há o corte e a composição, o contraste de cores e todas as melhorias após o fato. É um formato similar, mas potencialmente só expande o mundo da fotografia como conhecemos“, esclarece.
Segundo o autor, as imagens de satélite se diferenciam das fotografias normais, pois como são tomadas do alto podem ser manipuladas em 360º e continuar sendo precisas, em oposição a uma fotografia normal que possui uma composição mais rígida.
Um dos pontos para o desenvolvimento desse projeto é o de mostrar o impacto dos seres humanos no planeta, principalmente na maneira de como essa intervenção da população está modificando a paisagem do mundo. O livro seria uma maneira de iniciar uma conversa sobre o que nós estamos fazendo com a terra e como mudar essa realidade.
Piscinas de evaporação de potássio – Moab, Utah – EUA
Overview foi desenvolvido durante três anos e Grant é categórico em afirmar que a experiência mudou completamente a sua compreensão sobre a vastidão das redes humanas de sistemas e de como as infraestruturas se expandiram.
A publicação, porém, não apenas relata o lado maléfico da expansão da raça humana no planeta, mas busca também mostrar os pontos positivos. Afinal, existe essa dualidade. Existem muitas cidades com um bom traçado em suas construções e também existem muitos projetos efetivos a cerca de fontes de energia.
Questionado sobre o impacto do projeto em sua vida, Grant afirmou: “O projeto me permitiu descobrir um apreciação pelo planeta, seja pelo impacto humano ou pela beleza natural”.
Além do livro que acaba de ser lançado, o “fotógrafo” mantém um site com fotos diárias do planeta e um projeto, que já falamos por aqui, no Instagram.
Uma ótima oportunidade de se reconectar e refletir nossa própria existência, a exemplo do que acontece com os cosmonautas!
Praia de Ipanema, Rio de Janeiro, Brasil
Festival Burning Man – Deserto de Black Rock, Nevada, EUA
Porto de Singapura, Singapura
Cadiz – Espanha
Mona Vale, Austrália
Sidney, Austrália
Bahamas
Via.