cloud dancer cor do ano de 2026 pantone
Gotas de Cor

Pantone elege Cloud Dancer como a Cor do Ano de 2026

Capturar o espírito cultural e as tendências para o ano seguinte é uma tarefa complexa. Mas, todos os anos, o Instituto Pantone escolhe uma cor para fazer exatamente isso. E, para 2026, a cor escolhida foi um tom de branco, “Cloud Dancer”.

O instituto, considerado uma das principais autoridades em cores, previsão de tendências e consultoria para marcas, descreveu a tonalidade como “um branco ondulante e equilibrado, imbuído de uma sensação de serenidade”.

À medida que a tecnologia exerce cada vez mais influência sobre o cotidiano, Cloud Dancer representa uma “influência tranquilizadora em uma sociedade frenética, redescobrindo o valor da ponderação e da reflexão tranquila”, diz Leatrice Eiseman, diretora executiva do instituto.

A cor está “associada a novos começos” e “simboliza nosso desejo por um recomeço”, diz Eiseman. Essa tonalidade traz o “equilíbrio perfeito entre tons frios e quentes”, e foi escolhida cuidadosamente, acrescentou ela. Leatrice completa: “É uma cor descomplicada, claramente definida, intuitivamente compreendida e acessível.”

Ao ser questionada sobre o futuro que essa tonalidade pode representar, Laurie Pressman da Pantone já descreve Cloud Dancer como uma expressão de nossa aspiração por um futuro livre de toxicidade e excessos, acrescentando que ressoa com um crescente anseio por “contentamento e harmonia, e a sensação de paz, união e coesão que ela gera”.

O poder da simplicidade

Embora diferentes tons de branco sejam onipresentes na moda há muito tempo, Cloud Dancer incorpora especificamente silhuetas esvoaçantes e tecidos naturais como penas, diz Eiseman.

Algumas dessas tendências já estão em evidência. Muitas penas marcaram presença no Met Gala deste ano, incluindo, de forma memorável, a cauda de 5,5 metros do extraordinário vestido branco de Diana Ross. O vestido Louis Vuitton de Emma Stone no Festival de Cinema de Veneza apresentava uma barra balonê, enquanto a cantora e compositora Rosalía optou por modelos brancos, fluidos e minimalistas durante a promoção de seu aclamado álbum “Lux”.

No design de interiores, Eiseman descreve Cloud Dancer com uma “clareza sem frieza, estrutura sem severidade”, combinando bem com materiais naturais como madeira e pedra.

Para enfatizar a tonalidade como um campo aberto para a criatividade, a Pantone associou o anúncio a uma nova iniciativa voltada para artistas. O instituto destacará obras de edição limitada em diversas áreas do design, cada um interpretando Cloud Dancer por meio de sua própria linguagem visual.

A primeira colaboração é com o ilustrador e artista visual Emiliano Ponzi, que criou uma sacola de edição limitada que traduz a Cor do Ano de 2026 em sua mistura singular de clareza conceitual e precisão gráfica.