Pantone 18-3838 Ultra Violet, a cor do ano de 2018.
A cor da magia, da teologia, do feminismo, do movimento gay. Do poder e da sobriedade. Da realeza, nobreza e da espiritualidade. Aliás, espiritualidade: não é exatamente isso que o mundo está precisando?
Pois a cor do ano de 2018 revelada pela Pantone é um tom roxo provocativo que comunica originalidade, engenhosidade e pensamento visionário, que nos faz olhar para o futuro. Complexo e contemplativo, o Ultra Violet nos remete aos mistérios do cosmos, ao que está por vir e as descobertas além de onde estamos agora. O vasto e ilimitado céu noturno é a simbologia de que é possível sonhar e inspira o desejo de perseguir um mundo além do nosso.
O roxo é uma cor realmente enigmática e também sempre foi muito simbólica: é o tom ligado a contracultura, da não convencionalidade e do brilho artístico. Ícones musicais como Prince (A Pantone até lançou um novo tom de roxo em homenagem ao artista!), David Bowie e Jimi Hendrix trouxeram o Ultra Violet à vanguarda da cultura pop ocidental como expressão pessoal de suas individualidades.
Cheio de nuances e emoções, a profundidade do PANTONE 18-3838 Ultra Violet simboliza a experimentação e a não conformidade, estimulando as pessoas a imaginarem sua marca única no mundo e empurrando seus limites através da criatividade.
O VIOLETA MÍSTICO E ESPIRITUAL
Historicamente, tem algo místico e espiritual anexado ao Ultra Violet. A cor é freqüentemente associada a práticas de atenção plena, e oferece uma base para aqueles que buscam refúgio do mundo superestimulado de hoje. O uso de iluminação em tons roxos em espaços de meditação relaxa, além de estimular a área do cérebro ligada à resolução de problemas, ajudando a equilibrar a mente e a transformar as obsessões e medos, além de inspirar uma maior conexão.
A INTUIÇÃO E CRIATIVIDADE DA COR DO ANO DE 2018
“Vivemos em um tempo que requer inventividade e imaginação. É este tipo de inspiração criativa que é nativa do Ultra Violet, um roxo azulado que leva nossa consciência e potencial ao mais alto nível. Da exploração de novas tecnologias à galáxia, da expressão artística à reflexão espiritual, o Ultravioleta é uma cor intuitiva que traz uma luz para o caminho que está por vir” – explica Leatrice Eiseman, diretora executiva do Pantone Color Institute.
ULTRA VIOLET: A COR DO ANO DE 2018 NA DECOR, MODA, BELEZA E DESIGN
EMBALAGENS E DESIGN GRÁFICO
O design e as embalagens estão se tornando cada vez mais sofisticados. É aí que a Ultra Violet oferece complexidade e traz uma nuance que é exótica e atrai originalidade. Da mesma forma, no design gráfico, a cor é bem dinâmica. Muitas marcas que querem destacar futurismo e qualidades como beleza, luxo, além de celebridades, personalidades e artistas, já utilizam a cor no meio.
NA MODA
O roxo transmite originalidade e engenhosidade, e o Ultra Violet é um tom mágico, uma púrpura distinta e complexa que fascina e intriga na moda, como a Pantone já havia anunciado em seu relatório de tendência de cores da Primavera-Verão 2018.
Na pista ou nas ruas, Ultra Violet fornece uma ‘ligação teatral’ tanto para estilos masculinos e femininos. Fiel à natureza, já que é criada pela combinação de vermelho e azul, é mais fácil de combinar com outras cores no espectro do que poderíamos pensar. Com ouro ou outros metais, a Ultra Violet torna-se luxuosa e deslumbrante; com verdes ou cinzas ela evoca a elegância natural. Com veludos da cor sugerem luxo, nos tênis, modernidade ou atletismo. Em acessórios, joias e óculos, a Ultra Violet lembra a complexidade das pedras naturais e os florais.
NA BELEZA
Na beleza, a cor é fascinante para criar olhares expressivos para todos. A natureza complexa e profunda do tom é super adaptável para as diferentes combinações, misturas e ombrês, adicionando complexidade e mistérios. Nos lábios ou nas unhas faz uma declaração ousada da não conformidade, enquanto os metálicos e brilhos transformam os olhos em janelas para o cosmos. Os tons roxos no cabelo continuam a elevar os estilos de rua como um símbolo de expressão criativa.
NA DECORAÇÃO
Na decoração de interiores, a Ultra Violet pode transformar uma sala em uma extraordinária forma de auto-expressão ou trazer apenas um toque mais moderno ao ambiente. Pode ser utilizada em uma peça de arte, na estampa de um estofado, em objetos decorativos, seja de uma forma mais tradicional e elegante ou ousada e inesperada. Em hotéis, é muito fácil ver roxos como o Ultra Violet em áreas comuns do espaço, pois a cor junto com o design atrai os viajantes e mantém o local sempre relevante!
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Imagens: Shutterstock e Pantone.
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