Marcel Gussoni é publicitário por gosto e genética. Dirige a R&B Propaganda e cozinha sempre que pode. Autodidata das panelas e apaixonado por fotografia e música, é no Sabor Sonoro que fala de gastronomia chique a comida de buteco. Pai de três crianças e marido da Carolina, está sempre em busca de compartilhar o melhor sobre o que comer, beber, servir, ver e ouvir.
– Olha lá mãe, tô no Follow the Colours!
– O que é isso meu filho?
– É um blog, não, é um site, bom, lá só tem gente bacana e um conteúdo fantástico!
– Conteúdo?
– Mãe, lá tudo é lindo e colorido.
– Ah, entendi!
Pois é, ser convidado para escrever em um espaço que é referência pra mim foi ao mesmo tempo motivo de um baita orgulho e noites mal dormidas na dúvida do que escrever por aqui. Afinal, a mistura de ser publicitário e pai de três pequenos não deixa muito tempo para garimpar o novo na web. Aí um dia navegando pelo Pinterest vi cozinhas coloridas todas lindas. Pronto, resolvido!
Antes de qualquer coisa é importante fazer uma observação: quem vos escreve é um cozinheiro-publicitário-marido e não um arquiteto-decorador. Minha visão sobre esse espaço é de quem gasta as horas de lazer nele, não de um conhecedor de técnicas de construção e materiais.
Como heavy user desse espaço residencial que saiu da marginalidade para o estrelato dos projetos, acompanho com atenção os movimentos estéticos e funcionais. Acho muito bacana que apesar da evolução dos materiais e dos utensílios high tech que quase cozinham sozinhos, muitos projetos bebem de várias épocas e estilos. Mas como o assunto aqui é cor, resolvi dividir as cozinhas inspiradoras em algumas categorias:
Superfícies coloridas: Ta aí um jeito fácil e rápido de dar um tapa no visual, uma lata e um rolinho de tinta e vapt! Tudo com cara nova. Além da já bem difundida parede lousa. A arte e a cor também invadem as paredes, chão e teto com texturas, adesivos, ladrilhos e materiais diferentes.
Mobiliário Colorido: Aqui vale pegar aquela cadeira ou mesa velha da vovó e mandar aquele amarelo ovo. Se a grana não é problema, as cozinhas planejadas oferecem centenas de acabamentos e cores que vão do vermelhão básico até aquele último azul-bebê-hype-allstar-rayban.
Equipamentos Coloridos: Uns muito modernos outros um tanto vintage, parece que a cor veio pra ficar nos eletrodomésticos e utensílios. É díficil ver algum lançamento que não tenha uma paleta bem variada pra todos os gostos.
Tudo colorido: Esse tipo é para poucos, aqueles iluminados que conseguem fazer uma salada colorida não parecer que foi mero aproveitamento de saldão. Se você tem esse dom, se jogue sem medo, e me chame pra conhecer uma dessa ao vivo. O rango é por minha conta.
Parece que a única regra é ter espaço cada vez mais tudo junto misturado com a casa. O cozinheiro, este ex-solitário, agradece! E aí, qual é a sua cozinha?