Paris Sustentável: Dicas de passeios na Cidade da Luz

Paris Sustentável: Dicas de passeios na Cidade da Luz

Paris, a cidade mundialmente conhecida por sua arquitetura icônica, arte e gastronomia, também é um destino interessante para os viajantes preocupados com a sustentabilidade. Um projeto liderado pela prefeitura da cidade, pretende fazer da capital francesa a cidade mais verde da Europa até 2030. Pensando nisso, convidamos a guia credenciada pelo Ministério da Cultura da França, Helena Ribeiro, mineira que mora em Paris desde 2011, para compartilhar dicas de passeios e lugares para quem deseja aproveitar o seu lado verde. 

Ao caminhar pelas mundialmente famosas ruas parisienses, Helena nos traz uma série de experiências que ecoam o compromisso da cidade com este futuro. “Eu conheci e me apaixonei por Paris pelas esculturas da Camille Claudel no último ano de graduação de artes cênicas ainda no Brasil. Terminei meu mestrado e comecei a estudar História da Arte aqui em Paris. Levar as pessoas para passear na Cidade da Luz é uma das coisas que mais amo no meu trabalho. Aqui temos até um roteiro para aqueles que procuram uma perspectiva mais ecológica da cidade”, explicou a guia.

O Jardim des Plants é composto por 11 jardins, estufas, um jardim zoológico e diversas salas expositivas. Imagem: jardindesplantesdeparis.fr

Visite o Jardim Botânico

O Jardim Botânico de Paris (Jardin des Plantes) é um conjunto de 11 jardins e 6 locais que abrigam mais de 15.000 espécies e variedades de plantas. São quase 73 hectares que inclui o Parque Floral e o Arboreto no Bois de Vincennes, bem como o Parque de Bagatelle e o Jardim das Serras. 

É uma oportunidade de explorar a natureza, aprender sobre biodiversidade e participar de exposições educativas. Ele fica situado no 5º Arrondissement, próximo ao campus da Universidade de Sorbonne e ao lado do Rio Sena.

Vá ao Mercado Orgânico Marché Raspail

Conhecido por sua seleção de alimentos saudáveis e sustentáveis, outra dica é visitar o mercado orgânico Marché Raspail para adquirir produtos frescos. Você pode comprar frutas e legumes direto dos horticultores da região, desfrutar de especialidades asiáticas, portuguesas e italianas, além de pães, doces e produtos de todo o mundo. Quem curte aquele tipo de passeio focado em comida orgânica, vai amar. 

As cores e aromas são simplesmente de dar água na boca! O Mercado fica localizado entre a Rua du Cherche-Midi e a Rua de Rennes, a poucos passos dos Jardins de Luxemburgo, e pode ser visitado nas terças ou sextas-feiras de manhã.

Ao ar livre e aberto o ano todo, todas as terças e sextas-feiras; aos domingos todo o mercado é orgânico .Imagem: Wikimedia

Descubra espaços eco-sustentáveis para comer e beber

Que tal sair um pouco da rota turística tradicional e dar um passeio por refúgios que reintroduzem a natureza na vida da cidade? No coração do distrito vibrante de Porte de Clignancourt temos a La Recyclerie, espaço em uma antiga estação de trem desativada, que reúne um café acolhedor e moderno, diferentes tipos de atividades e serviços que promovem valores eco-sustentáveis, a venda de alimentos orgânicos e vinho natural, além de possuir jardim coletivo e até uma fazenda urbana com horta e galinheiro.

La Recyclerie, em Paris, um dos locais mais cool e ecléticos de Paris. Imagem: © Simon Lemarchand

No subúrbio de Pantin, no sudeste de Paris, o Cité Fertile é outra área onde o velho encontra o novo. Nesta antiga estação de carga, em um grande terreno, há um restaurante, cervejaria, estufa, salas de trabalho, grandes mesas que promovem o convívio e cerca de 250 espécies de plantas. Ali, todos os alimentos ou bebidas são feitas com produtos biológicos ou sustentáveis.

Cité Fertile, no subúrbio de Paris, é ponto de encontro sustentável para comer, beber e observar plantas. Imagem: © Simon Lemarchand

Já no terraço panorâmico do Pavilhão 6 do Centro de Exposições Porte de Versailles, a um passo da Torre Eiffel, você encontra o Nature Urbaine (NU), a 5ª maior horta urbana do mundo num telhado, com mais de 15 mil m². O projeto mostra que é possível cultivar produtos frescos no coração da capital.

Os jardins verticais possuem mais de 30 variedades de frutas e legumes para abastecer restaurantes como o Le Perchoir, que serve refeições feitas com ingredientes cultivados no mesmo lugar.

Visite a NU e quando a fome apertar, coma no Le Perchoir em Porte de Versailles. Imagem: Le Perchoir

Passeio de Bicicleta pelo Sena

Já pensou em explorar as margens do rio Sena de forma ecológica e ativa? Que tal alugar uma bicicleta para um passeio panorâmico pela cidade? Por Paris, existem de inúmeras rotas, ciclovias e espaços verdes para conhecer pedalando.

Durante a jornada, é possível iniciar pelo encanto da Pont Neuf, a ponte mais antiga de Paris que atravessa a Ile de la Cité. Prossiga virando à esquerda e continue, com o majestoso Museu do Louvre à sua direita (do outro lado do rio), seguido pelo pitoresco Jardim das Tulherias. 

Para ter acesso a bicicleta você precisa comprar um bilhete on-line ou na estação de qualquer Vélib.

Enquanto continua sua rota, é também uma opção seguir em direção à emblemática Torre Eiffel, sempre mantendo a margem esquerda do Sena como guia. São lugares adornados por paisagens deslumbrantes, que enriquecem sua experiência, tornando o passeio memorável.

Conheça o La Caserne, hub criativo e de moda sustentável

Um antigo quartel de bombeiros localizado na rue Philippe-de-Girard 12 abriu suas portas em 2021, após dois anos de trabalho, para se tornar La Caserne, um hub para jovens designers comprometidos com o ecologicamente responsável. O espaço de 4 mil m² abriga cerca de 40 marcas dedicadas à moda sustentável de alta qualidade, possui escritórios, espaços de coworking, showroom de matérias-primas, uma oficina de protótipos e um estúdio fotográfico.

O antigo quartel de bombeiros transformado pelo estúdio Chaix et Morel, hoje é ‘La Caserne’, um centro vibrante sustentável aberto à cidade. Imagem: Chaix et Morel

O centro criativo também é um ponto de encontro, já que oferece visitas guiadas, uma programação variada de workshops, exposições e eventos; além disso, conta com o Ora, restaurante vegetariano badalado com produtos locais e sazonais, um bar no rooftop e seu próprio clube com adega para bons drinks à noite.

Buscar alternativas sustentáveis por Paris não apenas enriquece a experiência, mas também contribui para um futuro mais verde e saudável. Ao adotar essas dicas, é possível mergulhar na rica cultura parisiense enquanto se conhece um lado diferente da Cidade da Luz!

SHARE