Traveluv

PasseiÔ: um Tour pelos Grafites de São Paulo

followthecolours_passeiO_02

 

Lembra quando a gente contou sobre o Tour Alternativo em Berlim? Um dos pontos altos da viagem foi conhecer bairros e artistas que decoram a cidade com a sua arte. E você sabia que existe um tour desse por São Paulo? Sim! É o PasseiÔ Conexão. O projeto leva brasileiros e estrangeiros a um passeio pela Vila Madalena, mostrando os graffitis e arte do bairro – parceria entre o Ô de Casa Hostel (um hostel mega legal e colorido no bairro) e Blog Conexão Cultural. Não é demais? Realizado sempre aos sábados, os visitantes, acompanhados por Manuela Colombo (sócia do Conexão Cultural), escutam algumas histórias e apreciam os graffitis em alguns dos espaços mais peculiares de São Paulo. O trajeto é feito a pé, tem duração aproximada de uma hora e meia e é aberto a todos. Pode acontecer em português ou inglês, de acordo com as necessidades do grupo. Legal, não?

 

Conversamos com as organizadoras para saber um pouquinho mais de como tudo isso acontece. Manuela do Conexão Cultural e Marina do Ô de Casa Hostel nos contaram tudo sobre como surgiu a ideia:

 

followthecolours_passeiO_01

 

FTC: Quando e como surgiu a ideia de um hostel todo colorido e diferente em São Paulo? 
Marina – Ô de Casa Hostel: O Ô de Casa foi o primeiro hostel independente da cidade, e quisemos abrir um espaço para receber pessoas de espirito jovem que vem à São Paulo a lazer, para passar as férias.

 

FTC: Vocês acreditam que a decoração, arquitetura, o envolvimento com arte trazem experiências diferenciadas de hospedagem para os visitantes? 
Manuela – Conexão Cultural: Trazer cor e criar espaços compartilhados foi uma preocupação nossa para que o ambiente desse conta de ser o cenário para essa proposta. Sem dúvida. Tanto a casa de uma pessoa, como um hostel ou hotel que ela escolhe se hospedar, mostram muito sobre a experiência de vida que se está buscando. Um local que se preocupa em trazer elementos esteticamente atraentes para seus visitantes, com plantas, cores, design, deixa a sua marca, e imprime a sua personalidade, além de mostrar preocupação com quem está lá de passagem.

 

FTC: Como as cores influenciam no dia a dia do local? 
Manuela – Conexão Cultural: Trazem inspiração, criatividade e motivação. 
Marina – Ô de Casa Hostel: Pra gente, cores alegram o ambiente e nos conectam com o nosso entorno, já que a Vila tem esse apelo do graffitti por si só. Além disso, é uma forma de trocas. Hóspedes deixam marcas na casa, e levam um pouco daqui também.

 

followthecolours_passeiO_03

 

followthecolours_passeiO_04
 

FTC: Tem muita gente que mora em SP, mas não faz nem ideia de um mundo colorido que existe lá fora. Qual a sensação de trabalhar com isso e viver a cor no meio do caos? 

Manuela – Conexão Cultural: Foi exatamente o que motivou a criação do PasseiÔ Conexão. Muito fácil reclamar da cidade, do caos, do descaso, mas pouco se faz de positivo para transformar e melhorar. Com o passeio que fazemos, buscamos conectar (ou reconectar) os moradores e também os visitantes de fora com o que a cidade tem de melhor, e que normalmente passa sem ser notado. Mostramos que em cada canto pode haver algo interessante e inspirador. 

Marina – Ô de Casa Hostel: Pra gente do Ô de Casa é importante que as pessoas saim daqui vendo que São Paulo não é aquele caos de cinza que falam por aí. Que nossos hóspedes saiam com essa imagem de uma São Paulo de cores e outras formas de socialização, mais relaxadas e soltas, faz parte do porque de existirmos. 

followthecolours_passeiO_05
FTC: No Tour, com qual artistas que as pessoas constumam se inspirar mais? 
Manuela – Conexão Cultural: Interagimos com diferentes tipos de artistas, grafiteiros, artistas plásticos, artistas que trabalham com materiais reciclados, é sempre uma experiência encantadora. Como o passeio tem um foco maior em arte de rua, normalmente a conversa com os grafiteiros instiga mais as pessoas que acabaram de ver seus trabalhos nos muros. 
 
FTC: Tem alguma experiência legal que vcs tiveram durante o passeio e gostariam de contar? 
Manuela – Conexão Cultural: Como a Vila Madalena é um bairro muito orgânico, diversas vezes estamos passeando e vemos a arte acontecer ao vivo (seja alguém pintando um muro, seja um artista preparando uma exposição para acontecer, ou recolhendo materiais). Além disso, muitas pessoas ficam curiosas de ver um grupo passeando a pé e querem saber o que é, e até se unir aos demais. Foi legal também quando filmaram o nosso passeio: 

 

O Follow the Colours adora a ideia e com certeza apoia! Sábado que vem já tem o próximo PasseiÔ Conexão – no dia 22/06/2013. Anota!

Ponto de encontro: Ô de Casa Hostel – Rua Inácio Pereira da Rocha, 385, Vila Madalena | tel 3063.5216. Recepção do hostel às 11h00, passando pelas galerias KingcapspA7MA e Urban Arts. Neste mês, além de visitar os becos de graffiti e espaços culturais do bairro Vila Madalena, os participantes poderão desgustar o novo café Bike Café no Las Magrelas.

PasseiÔ: R$ 10 / Degustação de café: R$ 5. Reserva pelo site: http://odecasahostel.com/passeio/.

Mais informações: Fanpage do Conexão e Fanpage do Ô de Casa