5 passeios diferentes para se fazer em São Paulo – e sem desembolsar muito dinheiro!

5 passeios diferentes para se fazer em São Paulo – e sem desembolsar muito dinheiro!

As dicas são para fugir um pouco da vida agitada e apreciar alguns dos privilégios da cidade grande. 

São Paulo é a cidade mais populosa do Brasil e a maioria das pessoas que a conhecem nutrem uma sensação de amor e ódio à capital. Mas uma coisa é inegável: é um destino sem fim quando falamos em diversão e a cada esquina há algo novo para conhecer.

Pensando nas diversas opções de lazer que há na selva de pedra, separamos alguns lugares diferentes em SP para você visitar pelo menos uma vez – e sem desembolsar muito dinheiro. Confira:

1 – Ateliê do MASP

O MASP dispensa apresentações. O museu fica em plena Avenida Paulista e tem sua fachada assinada pela arquiteta Lina Bo Bardi. O famoso vão do MASP tem mais de 70 metros de altura, sustentado por quatro colunas.

Várias exposições importantes já passaram por lá e seja para visitar as obras de arte ou apenas encontrar alguém, o MASP é sempre um ponto de referência. O que poucas pessoas sabem, entretanto, é que o museu conta com um ateliê de arte aberto para o público.

Localizado no subsolo, perto do restaurante, o ateliê tem uma infinidade de materiais e sucatas. Lá é o lugar perfeito para dar asas à imaginação! Você pode pintar um quadro, criar um brinquedo ou fazer um carimbo com técnicas de xilografia.

Vale a pena a visita, seja por você mesmo ou para fazer alguma criança feliz.

2 – Horta do parque Villa-Lobos

O parque Villa-Lobos é um dos maiores parques de São Paulo e está localizado na zona oeste, perto do Rio Pinheiros. Todo fim de semana ele vai estar lotado com pessoas se exercitando, passeando com cachorros, praticando esportes como slackline ou participando de algum encontro de fã-clubes ou games.

Lá também têm diversos quiosques, tipo aqueles de praia, com banquinhos de madeira e com teto de palha de coco, nos quais muitas famílias comemoram aniversários de crianças. O parque é realmente grande, há diversas opções de lazer e dá pra passar um dia inteiro lá.

Uma dica legal é que no local existe o Espaço Vida, reservado para a plantação de ervas, temperos e PANCs (Plantas Alimentícias Não Convencionais). Qualquer pessoa pode pedir um punhado de hortelã, salsa, coentro ou outra coisa que estiver disponível no dia, e tudo gratuitamente.

3 – Laundry Deluxe

Este é um dos lugares mais legais de São Paulo nos últimos tempos. O Laundry Deluxe é um bar-lavanderia, inaugurado em 2016. O conceito segue o estilo daquelas lavanderias norte-americanas, onde as pessoas lavam as próprias roupas, ao estilo do it yourself (Faça Você Mesmo).

São diversas máquinas de lavar disponíveis para o uso. A ideia é que enquanto as roupas ficam limpas, as pessoas possam usufruir do bar e petiscar alguma coisa. O cardápio é variado e agrada a todos os estilos, com saladas, lanches e pratos, além claro, de boas bebidas.

Além dos serviços de lavanderia e restaurante, a Laundry Deluxe conta hoje com uma barbearia, livraria, um espaço de co-working, além de exposições. Certamente é uma casa inusitada e que vale a visita, seja apenas para conhecer a decoração e curtir o ambiente, lavar as roupas ou comer uma coisa gostosa.

4 – Casarão do Vinil

A Mooca, na zona leste, é um bairro histórico de São Paulo, fundado por imigrantes. A região abriga muitos casarões antigos e muitas lojas e mercados funcionam em prédios que abrigavam fábricas importantes.

Um lugar famoso por lá é o Casarão do Vinil, que fica na Rua dos Trilhos 1212. O espaço foi inaugurado em 2014 como um sebo e hoje se dedica exclusivamente à venda dos “bolachões”.

São mais de 700 mil vinis garimpados ao longo dos anos e que são expostos para venda no casarão que é da década de 40. Há também uma exposição de livros e gibis que contam a história da música.

5 – Pedra Grande – Parque da Cantareira

Para quem procura um lugar tranquilo em meio a agitação de São Paulo, o Parque Estadual da Cantareira pode ser ideal. Entre os diversos atrativos, o Núcleo da Pedra Grande é o grande destaque.

Trata-se de um mirante em plena Mata Atlântica, de onde se tem uma vista privilegiada. Para chegar lá, é preciso pegar uma trilha que pode ser feita em aproximadamente uma hora.

Esse é um passeio para se fazer com calma, desfrutar do caminho e principalmente da chegada. Aproveite para meditar ou apenas apreciar o ar puro e o verde que envolve o lugar. O local funciona aos sábados, domingos e feriados, das 8h às 17h e fica na R. do Horto, 1799, Parque da Cantareira.

Curtiu a ideia? Aqui tem mais dicas de programas criativos por São Paulo, bares descolados na cidade para você visitar, museus com jardins para relaxar, cafeterias deliciosas,um mini roteiro para quem ama arquitetura e muito mais!

Imagens: Shutterstock, Ricardo Cortez, Laundry Deluxe, Casarão do Vinil e Áreas verdes das Cidades

SHARE