12 Passeios diferentes para fazer em São Paulo
Da visita a um sebo ao brunch no Mosteiro. Para sair da mesmice: Reserve um tempo para fazer estes passeios diferentes em São Paulo
Assim como existem os cariocas que nunca subiram ao Corcovado, há paulistas que nunca visitaram o Centro Histórico da cidade ou entraram no Mercadão.
A capital paulista traz muitas opções de programas para todos os gostos. São dezenas de opções de restaurantes, bares, além do lazer e cultura sempre à disposição para os mais diversos bolsos.
Se você não mora ou nunca a visitou, se estiver prestes a parar na terra da garoa por trabalho ou estudo, se estiver planejando férias com a família, amigos ou sozinho ou sozinha, a 1ª dica é procurar um hotel em São Paulo, em um bairro que possibilite um acesso mais rápido até os lugares de acordo com seus compromissos, gostos e vontades.
Depois, vale a pena encaixar essas atividades interessantes e passeios diferentes em seus horários livres. Confira dicas!
Atividades interessantes e passeios diferentes em São Paulo
Seja qual for o motivo, São Paulo sempre te levará para a Avenida Paulista. Sim, a região da linda e famosa Avenida tem diversos museus, teatros, shoppings, restaurantes, cafés e casas de shows, além de muito acontecer por lá durante, praticamente, 24 horas por dia.
No entanto, existem também outras coisas interessantes para fazer, por exemplo:
1. Centro das Tradições Nordestinas
Criada há 25 anos na capital paulista, o CTN (Centro de Tradições Nordestinas) mantém um trabalho de preservação e valorização da cultura nordestina. Este pedacinho do Nordeste na cidade oferece experiências culturais e gastronômicas que abrangem a memória Nordestina. Ali, encontramos diferentes cores e sabores da região, incluindo a música, a questão da fé e o social. Sem dúvida, uma experiência fantástica.
R. Jacofer, 615 – Bairro do Limão, São Paulo.
2. Centro Cultural Banco do Brasil
Localizado no centro, o CCBB oferece a possibilidade de visitar exposições incríveis, bem como assistir peças de teatro. Criado no ano de 1901, o prédio funcionava como um banco até o 1996, e em 2001 se transformou em um dos centros culturais mais importantes da cidade. A boa programação e os variados eventos sempre merecem destaque!
R. Álvares Penteado, 112 – Centro Histórico de São Paulo.
3. Mirante do Edifício Martinelli
Aproveitando a visita ao centro, recomendamos uma subir ao topo do Edifício Martinelli, o primeiro arranha-céu da capital, com 30 andares e 130 metros de altura. Com o decorrer dos anos o prédio recebeu restaurantes, cinema, cassinos e até o Hotel São Bento. Hoje em dia é tombado como Patrimônio Histórico e abriga secretarias municipais. Os visitantes, porém, têm a possibilidade de curtir o terraço e uma maravilhosa vista panorâmica de São Paulo!
R. São Bento, 405 – Centro Histórico de São Paulo.
4. Escalada na Casa da Pedra
Esta atividade não é só para crianças: saiba que fazer uma escalada indoor na Casa de Pedra com amigos é uma atividade bem divertida. Criada em 1998, o espaço, hoje em Perdizes e Moema, tem paredes de até 14 metros de altura. Mas calma! Há redes de proteção também para todas as idades e com diferentes níveis de dificuldade.
R. Venâncio Aires, 31 – Pompéia ou Alameda dos Guaramomis, 256 – Moema.
5. Conhecer a Galeria do Rock
A Galeria do Rock não é um espaço para ser visitado apenas pelos que gostam de Rock. É um dos espaços mais democráticos da cidade, um universo eclético de objetos, além de representar arquitetonicamente a história de SP. As diversas lojas vendem desde miniaturas, long-plays raros, roupas, adesivos, até uma grande variedade de acessórios.
A galeria, inaugurada no ano de 1963, também fica no centro de São Paulo. O prédio com suas curvas e vãos, sem marquises, foi sucesso de vendas na época da sua inauguração. Outro fato bastante curioso é a sensação de proporcionar um olhar panorâmico da rua quando se está parado nas extremidades do prédio.
Av. São João, 439 – República.
6. Visitar a Feira da Liberdade
Pertinho da Catedral da Sé, a Liberdade é simplesmente o local que abriga a maior comunidade japonesa fora do Japão. Além dos restaurantes, karaokês, padarias, é lá que há mais de 40 anos acontece a conhecida feirinha aos finais de semana.
Visitar a Feira de Arte, Artesanato e Cultura da Liberdade é ter a oportunidade de curtir manifestações artísticas e a gastronomia da cultura japonesa e oriental. Nos sábados e domingos, das 9h às 18h, as barracas oferecem yakisoba, tempurá, takoyabi e ebiyaki (bolinhos de polvo e camarão), além do famoso imagawaki (bolinho de feijão Azuki), feitos na hora.
A Feira da Liberdade acontece principalmente na Rua dos Estudantes e na Praça da Liberdade.
7. Mosteiro de São Bento
O Mosteiro de São Bento é um local histórico e religioso no Largo de São Bento, no Centro, e um dos principais pontos turísticos. Fundado em julho de 1598, quando os monges beneditinos chegaram à cidade, até hoje mantém seus aspectos originais.
Atualmente, cerca de 45 monges vivem no mosteiro, sempre dispostos a receber visitantes e acolhendo os que vêm à procura de oração, retiro, orientação espiritual ou confissão.
Além da basílica, da faculdade e do colégio São Bento, o mosteiro conta também com uma padaria, onde são fabricados, pelos próprios monges, pães, bolos, biscoitos, geleias, chocolates e cervejas artesanais. É possível comprar os produtos ou participar de um delicioso brunch.
O local pode ser visitado durante a semana, no entanto, quem quiser assistir uma missa com o secular canto gregoriano, deverá ir aos domingos, às 10 horas da manhã.
Largo São Bento, s/nº – Centro Histórico de São Paulo.
8. Curtir o Parque e a Represa de Guarapiranga
Longe do trânsito e das vias congestionadas, a Represa de Guarapiranga é mais do que um reservatório de abastecimento de água potável da Região Metropolitana de São Paulo. Ali, há atrações como praia de água doce, trilhas, área para a prática de atividades náuticas e até aluguel de lanchas por hora.
O Parque Ecológico do Guarapiranga, localizado às margens da represa de mesmo nome, inaugurado em 1999, também é um lugar bem interessante para fazer um passeio. Inteiramente planejado para causar o mínimo dano ao meio ambiente, é possível fazer trilhas, visitar o seu Museu do Lixo, a biblioteca, além de ter acesso a um programa de educação ambiental, brinquedoteca e lago paisagístico.
Estrada do Riviera, 3.286 Jardim Riviera.
9. Sebo ‘Desculpe a Poeira’
Este lugar é o indicado para quem ama livros. O pequeno sebo fica em uma antiga garagem, em um prédio construído entre 1930 e 1950, e traz uma variedade eclética de títulos. O ambiente é tranquilo e silencioso, permitindo que os visitantes fiquem durante um tempo longe do barulho e curtindo um momento de paz entre diversos tipos de publicações.
O ‘Desculpe a Poeira’ fica no bairro de Pinheiros, na R Sebastião Velho, 28-A, quase esquina com a Mourato Coelho.
10. Bolinho de Bacalhau no Estádio da Portuguesa
Pode parecer estranho ir até um estádio de futebol para fazer um lanche. No entanto, o Estádio da Portuguesa se diferencia dos outros por causa de um atrativo muito especial: os bolinhos de bacalhau.
Instalado sob parte da arquibancada, o ‘Cais do Porto Taberna’, comandado por Dona Teresa, é um tradicional restaurante português localizado dentro do Canindé. Funciona lá há aproximadamente três décadas fazendo o maior sucesso por conta da iguaria.
R Comendador Nestor Pereira, 33 – Portão 3 (Estádio da Portuguesa) – Canindé – São Paulo.
11. Filmes no Cinesala
Este espaço funcionou durante 30 anos como o Cine Fiammetta, um cinema de rua. A partir do ano de 1989, começou a exibir filmes clássicos e raros, sendo conhecido então como Sala Cinemateca.
Em 2015, ganhou o nome de Cinesala, pela particularidade em disponibilizar sofás para os espectadores que desejam assistir os filmes de um modo mais confortável e aconchegante. Todo cuidado é artesanal, dos títulos a escolha das delícias para a bomboniere. Bora ver um filminho?
R. Fradique Coutinho, 361 – Pinheiros.
12. Passeio do Trem da Luz para Paranapiacaba
Em Santo André, a Vila de Paranapiacaba proporciona uma verdadeira viagem no tempo. O município turístico possui um rico acervo histórico, natural, arquitetônico, nos transportando para a época dos barões de café. O lugar tem atrações como trilhas, cachoeiras, bares e restaurantes em edificações construídas por imigrantes ingleses nos anos 1870.
O passeio, feito através do Expresso Turístico da CPTM, acontece aos sábados e domingos. Uma locomotiva histórica da década de 1950 parte da Estação da Luz com destino a Paranapiacaba, passando pelos principais pontos históricos da charmosa vila. Outra curiosidade é encontrar ali o original sorvete de cambuci – fruta cultivada na região e rica em vitamina C. Que tal passar um dia diferente?
O bilhete é vendido das 9h às 18h, todos os dias, de forma presencial nas bilheterias das estações da Luz e Prefeito Celso Daniel-Santo André.