Desenhos incríveis, muitas cores e efeitos de aquarelas. Tatuador, grafiteiro e amante dos pássaros, Paulo Victor Skaz, mais conhecido como Skazxim, tem 26 anos, mora em Recife (PE) e é especialista nesse assunto.
Um cara dedicado a tudo o que faz. Paulo desenha desde criança, começou a andar de skate em 2004 e nos rolês conheceu o graffiti. Por conta disso, passou a ficar muito tempo na rua. Seus amigos nessa época eram a maioria tatuados, e foi aí que ele se interessou pela coisa.
À partir disso, toda ilustração que fazia, pensava em como ficaria na pele. Assim, trabalhou pintando muitas camisetas e faixas pra juntar uma grana e comprar seu primeiro equipamento. Passou 1 ano tatuando seus amigos em casa, depois recebeu um convite pra entrar em um estúdio, onde ficou por 5 anos. Hoje, Skazxim é super reconhecido pelo seu estilo e divide um espaço com mais 3 profissionais no Corvo Estúdio.
O artista, que já apareceu aqui no FTC na lista dos 20 tatuadores brasileiros para seguir no Instagram, ganha então uma entrevista exclusiva para sabermos um pouco mais sobre suas inspirações. Vale a pena dar uma olhada:
FTC: Como você define a sua arte?
Uma mistura dos estudos que faço desde que comecei a desenhar. Me interesso por muitas técnicas diferentes e vou somando as que gosto e que se enquadram no trabalho que pretendo realizar. Quanto à linguagem, tento ser criativo ao máximo. Gosto muito de trabalhos mais “sujos”, por isso me identifico tanto com a aquarela.
FTC: Como começou a se interessar pelas tatuagens aquareladas?
Quando comecei a tatuar, fazia todos os estilos, já que eu trabalhava num estúdio comercial e precisava atender clientes que passavam e paravam ali. Mas isso me deu toda a base de aplicação e manuseio de equipamento.
Mesmo antes de tatuar, eu gostava dessa textura de pingos e tinta escorrendo (usava muitos nos graffitis que fazia). Um dia, uma cliente veio com a ideia de fazer só texturas abstratas, e parecia muito com o que eu fazia nos muros, então essa foi isso que despertou o que eu vinha buscando pra minha arte.
Reproduzir o que eu fazia no muro, na pele. Descobri que existia uma técnica de aquarela na tatuagem e vi que era isso que eu queria.
FTC: Com o que você se inspira?
Gosto muito de fotografia, livros de anatomia, botânica, animais. Tiro muitas ideias disso, mas a maioria são de coisas que vejo na rua. Gosto de acompanhar o que meus amigos produzem também, porque me instiga pra evoluir.
FTC: Qual foi sua primeira tatuagem em um cliente?
Foi em um amigo que gostava muito dos meus desenhos (Léo). Contei pra ele que tinha comprado o equipamento de tatuar e ele me ofereceu a pele. Escolheu um desenho de um pássaro que eu tinha feito e tatuamos. O resultado foi péssimo! hahahaha Eu não sabia usar nada, mas foi divertido.
FTC: 3 sites que definem um pouco de você.
Como sou fã de pássaros, gosto do Specie Birds Of North América, tem muitos pássaros legais que me inspiram a criar. Meu Instagram. Não sei bem, eu vejo muita coisa na internet.
FTC: Uma frase que você carrega para a vida.
Você pode fazer o que quiser, sempre.
“Quando comecei a fazer graffiti alguns anos atrás, eu me sentia bem atraído por paredes velhas lugares mais sujos. Sempre gostei de texturas escorridas e manchas de tintas pra compor meu trabalho. Quando comecei a tatuar, não sabia como colocar meu estilo na pele, até que recebi um desafio.
Depois que finalizei o trabalho, vi que conseguia fazer o que realmente mostra quem eu sou. Hoje me sinto muito feliz em tatuar desenhos criados por mim. Ainda tem muito caminho pela frente, mas quem faz o que ama não se preocupa com a distância a ser percorrida.”
No Facebook:/PauloVictorSkaz. No Instagram: @skazxim.