Lightpaintings: As pinturas vibrantes feitas com luzes por Stephen Knapp
Stephen Knapp tem transformado a luz em arte por mais de trinta anos, produzindo suas instalações vibrantes que ele se refere como pinturas.
As pinturas de Stephen Knapp não são feitas com tintas, mas luzes. Essa é a principal matéria prima do artista há mais de três décadas. As instalações luminosas, intituladas por Knapp como “lightpaintings”, são criadas através da utilização de um vidro especial revestido com camadas metálicas.
Esse material funciona como um prisma seletivo e separa a luz projetada em diferentes comprimentos de onda.
As obras não são preparadas antecipadamente, mas criadas durante o processo de instalação. Knapp move as luzes de maneira intuitiva para criar cores e formas deslumbrantes.
“O que é engraçado sobre o que eu faço com a luz, é que não há nada em nossa memória visual que nos prepara para o que estou fazendo”, afirma o artista em um vídeo sobre sua obra. “O fato de que o que eu crio só pode ser criado com a luz, de que não há nenhuma tinta nesses painéis, é absolutamente surpreendente para as pessoas. O que eu estou tentando fazer é, principalmente, desafiar qualquer noção tradicional de percepção. O que é isso? É real? Não é real? Isso importa?”
O artista norte-americano já expôs seu trabalho em museus como Boise Art Museum, Chrysler Museum of Art, Naples Art Museum, Butler Institute of American Art e o Flint Institute of Art.
Suas obras de arte em grande escala utilizam o mínimo de ferramentas, aproveitando apenas as características da refração da luz no vidro para lançar uma infinidade de cores contra as paredes.
O resultado das pinturas luminosas é incrível! Confira outras instalações artísticas fantásticas em seu site.
Via.