Ruas, paredes, objetos, pessoas: não existe superfície impossível para os grafites de caligrafia de Pokras Lampas
Pokras Lampas é o nome artístico de Arseniy Pyzhenkov, um jovem de 28 anos que combina arte de rua, design, tipografia e caligrafia na criação de um trabalho com uma estética muito particular.
Lampas nasceu na cidade de Korolyov, na Rússia, mas atualmente se divide entre São Petersburgo e Moscou, onde vive e trabalha.
O ALFABETO RUSSO
Sua arte se baseia no alfabeto russo cursivo, que é uma variação do alfabeto cirílico, utilizado na Rússia e nos países onde o russo é falado. Algumas das letras são parecidas com as letras do alfabeto latino, mas possuem sons diferentes quando pronunciadas.
Apesar de não possuir formação artística, Lampas começou a se expressar através do grafite em 2008, e em seguida foi influenciado pelo movimento calligraffiti, que mistura a arte urbana e a caligrafia.
A partir de então seu foco se voltou para a técnica: “Todos vivemos em um mundo multicultural e, se eu puder ajudar as pessoas a aprender mais sobre caligrafia estrangeira, elas aprenderão mais sobre outros países”, disse o artista em entrevista para a Fendi.
A OBRA DE POKRAS LAMPAS
Ele está particularmente envolvido em projetos de arte de rua, exposições e outras atividades relacionadas ao assunto desde 2013. Um número reduzido de cores se destaca em suas obras, como o branco, o dourado, o preto e, ocasionalmente, cores chamativas. Todavia, a variedade de superfícies utilizadas pelo autor dos calligraffitis é bastante variada.
Com o uso de marcadores e diversos tipos de tinta, suas composições visuais ocupam tanto espaços externos quanto internos, e se estendem a objetos e até mesmo a corpos humanos, em um exercício de experimentação das formas da tipografia.
Recentemente, Pokras Lampas começou a trabalhar com grandes marcas de moda e desenvolveu coleções para a Yves Saint Laurent Beauty, Adidas, Fendi e Levi’s, por exemplo.
Nos últimos anos ele participou de exposições coletivas e projetos de arte realizados na Rússia, França, Alemanha, Itália, Portugal, Coreia e Emirados Árabes.
O MAIOR GRAFITE DE CALIGRAFIA DO MUNDO
Em 2015, o russo realizou o maior grafite de caligrafia do mundo, na cobertura de um prédio em Moscou. Ocupando uma área de 1.625m², a obra pode ser vista até mesmo por satélite. O artista e sua equipe utilizaram em torno de 730 litros de tinta para concluir a pintura.
Quando questionado a respeito da melhor superfície para intervir, o artista afirma: “Estou sempre em busca da melhor superfície. É claro que prefiro algo suave, mas depende do material e das ferramentas. Então, se eu pudesse encontrar algo muito bom para trabalhar fora da Terra, provavelmente seria a lua. Essa seria a minha superfície favorita”.
Apesar da arte urbana e da caligrafia serem os elementos-chave de suas composições, Pokras Lampas conta que suas inspirações vêm de diversas fontes: “Tudo é inspiração para mim. Música, novos países, novos alfabetos, novas ferramentas, novas pessoas. Eu acredito que você precisa manter os olhos abertos; assim, quando você vê algo simples como letras na estrada, por exemplo, você pode simplesmente transformá-lo em algo artístico. Essa é uma maneira de ser único”, conclui.
Pra continuar acompanhando o trabalho de Pokras Lampas, visite seu site e o perfil do artista no Instagram.