Você já parou para pensar em quantos problemas seriam evitados se as pessoas compreendessem princípios básicos de psicologia? Aliás, isso deveria ser um dos temas para TCC em psicologia mais discutidos, pois entender a mente do ser humano pode fazer uma grande diferença na vida das pessoas, seja através de exemplos de como agir diante da adversidade ou até mesmo visualizar ideias de abordagem em situações frustrantes ou desafiadoras.
Atualmente, as escolas estão começando a ensinar sobre inteligência emocional, sem o aluno precisar fazer a iniciação científica, e isso é muito interessante. Afinal, antes disso, tanto a psicanálise quanto outras técnicas eram discutidas somente no consultório, em algum modelo de TCC ou trabalho (TCC de psicologia – trabalho de conclusão de curso ou monografia na área da psicologia).
Isso limitava a discussão a nível médico ou acadêmico, o acesso a informação, além de nutrir estereótipos infundamentados. Afinal, por mais que um projeto de pesquisa ou artigo científico mostre o quanto a psicologia é importante, o público leigo – que é a grande parte de população não terá ideia do que se trata.
Psicologia para jovens e crianças
Esse tipo de educação, assim como a financeira, devem começar bem cedo. Existem muitas formas de ajudar as crianças e os jovens a compreenderem a própria mente, com técnicas adequadas para cada idade. Não basta solicitar aos adolescentes que façam seus trabalhos sobre psicologia na escola, com apenas pesquisas e apresentações, como é bem comum. Isso é pontual. Assim como, também não é viável se aprofundar em aspectos teóricos, mesmo os menores.
O que se deve fazer é adequar a comunicação a cada fase, além de um trabalho contínuo, mostrando os diversos aspectos ao longo da idade, de acordo com a maturidade. Veja o que pode ser passado em cada ciclo.
Infantil – anos iniciais
Para as crianças muito novinhas, não adianta fazer palestra, grandes discursos ou tentar usar o cognitivo em sua plenitude para ter os resultados esperados. Todo o processo deve ser lúdico, ensinando através de brincadeiras e jogos os principais conceitos sobre reconhecer a si e ao outro como individualidades que devem e merecem ser respeitadas.
Além disso, o processo deve ser contínuo. Ou seja, os conceitos devem ser reforçados nas atitudes do dia a dia, ajudando a internalizar melhor o que está sendo ensinado. Claro que, sempre respeitando o tempo e a capacidade de abstração dessa fase.
Fundamental I
As crianças do fundamental I são mais maduras e tendem a se relacionar com mais independência, o que torna o processo muito mais simples. É a hora de ensinar conceitos básicos e estruturar mais as atividades. Claro que, sempre que possível, se deve lembrar dos conceitos no dia a dia, fixando a aprendizagem.
Fundamental II
Adolescentes estão passando por um processo de mudança muito intenso, com grandes descobertas e muitas questões a resolver. É fundamental que se tenha o apoio do conhecimento e das teorias da psicologia para conseguir lidar melhor com todos os desafios apresentados nessa fase, fazendo com que o processo de desabrochar seja mais eficiente para cada um.
Ensino médio
Lidar com a dúvida, pressão, cansaço, expectativas, romances e tantos outros desafios dessa idade, pode levar o jovem a um cansaço mental extremo. Porém, se ele tiver suporte desde cedo, vai conseguir lidar melhor com o processo de afastamento da infância e chegada da vida adulta e toda a responsabilidade que isso carrega.
Faculdade
Claro que aqueles que escolhem a faculdade de psicologia, vão se aprofundar na área e ter acesso ao conhecimento de forma ampla. Porém, é importante que universitários de outras áreas também saibam o essencial e cursem pelo menos uma matéria sobre o tema, entendam os temas mais relevantes, como técnicas da teoria cognitivo comportamental, por exemplo.
Em todas as fases podemos nos beneficiar com a psicologia. Assim, com certeza formaremos adultos mais equilibrados, saudáveis e felizes.