Quer ser mais produtivo no Home Office? Organização é a alma do negócio! Confira dicas;
Manter o espaço de trabalho ordenado é muito importante para sentir-se confortável e até ser mais produtivo no home office.
Um ponto fundamental para quem trabalha em casa é a organização. Afinal, até os mais bagunceiros precisam de alguma ordem no caos para conseguir criar uma rotina, agilizar as atividades e, claro, sentirem-se confortáveis no espaço em que vão passar boa parte do dia.
Sendo assim, muitas coisas precisam ser levadas em consideração na hora de montar o seu escritório. Confira o que destacamos e algumas dicas para deixar seu home office mais organizado e prático!
DICAS PARA SER MAIS PRODUTIVO NO HOME OFFICE
1 – FIQUE LIGADO NA ESCOLHA DO AMBIENTE
A primeiríssima coisa que você tem que fazer é escolher o local na casa que vai servir de escritório. Pode ser um cantinho na sala ou um cômodo à parte, mas você tem que ter em mente que vai passar muito tempo nesse local. Por isso, ele precisa ser bem iluminado e arejado.
É importante também que seja um espaço no qual não haja circulação de pessoas (no caso de você dividir a casa com outros moradores) e interrupções constantes. Além disso, nesse espaço precisa ter tudo à mão, ou seja, ele deve comportar todo o seu material de trabalho. Não precisa ser gigantesco, claro, mas é interessante que seus livros e equipamentos estejam próximos.
2 – QUALIDADE DE VIDA É TAMBÉM ERGONOMIA
Outra questão de destaque é conforto. E aqui não falamos em extravagâncias, como se você precisasse trabalhar em uma jacuzzi. Não mesmo! Uma boa cadeira, compatível com seu peso e altura, suporte para notebook e apoio para os pés são itens simples, mas que fazem muita diferença quando falamos em ergonomia. Afinal, é bem complicado ser produtivo quando se está desconfortável. E é terrível chegar ao fim do dia com dores nas costas e pescoço.
3 – EXPLORE MELHOR OS ESPAÇOS
Se seu home office é pequeno, não tem problema! Sabendo utilizar os espaços de forma inteligente, vai conseguir ter tudo que precisa por perto de maneira harmoniosa e prática. Uma boa saída para quem tem muito material é apostar em prateleiras nas paredes. Os espaços verticais costumam ser mal aproveitados, mas são ótimos para pendurar calendário, porta-trecos ou quadro de avisos, por exemplo.
4 – ALUGUE UM BOX SELF STORAGE
O self storage ou guarda móveis é um lugar onde as pessoas podem alugar um box para armazenar suas coisas com segurança e privacidade. Para quem trabalha home office, esse tipo de solução é uma ótima alternativa para a falta de espaço em casa. Você pode guardar móveis, documentos, objetos de decoração e outras coisas para ajudar na organização do escritório em casa, como:
– Arquivos mortos;
– Materiais promocionais e estoque.
5 – MÃO NA MASSA COM A LIMPEZA
Pode parecer uma bobagem, mas não é. Organização passa, obrigatoriamente, por limpeza. Então tente manter uma rotina de higiene do seu canto de trabalho. Tirar o pó, colocar papéis velhos no lixo, empilhar livros. São coisas simples, mas que fazem a diferença. Organizando um pouquinho todos os dia, seu home office estará sempre com uma boa aparência e “habitável”.
6 – NÃO SEJA UM(A) ACUMULADOR(A)
Não está mais sendo usado? Guarde na gaveta. Não tem mais serventia? Lixo! É preciso vigilância constante para não acumular tralhas. Deixe na mesa de trabalho apenas o que vai ser útil de verdade. Resista a muitas canecas, bilhetes, vasos, quadros, caixinhas, etc.
7 – O ESCRITÓRIO NAS COSTAS
Se você visita regularmente coworkings ou eventualmente precisa se deslocar até a empresa (ou cliente), tem que pensar bem no que vai colocar na mochila. Afora itens pontuais para cada trabalho, há uma série de coisas que você usa todos os dias e precisam lhe acompanhar aonde quer que você for. Mas como se organizar sem carregar o mundo nas costas?
Bem, o primeiro passo é ter uma mochila ou bolsa que atenda as suas necessidades e que você possa carregar confortavelmente. O ideal é que seja de tamanho médio e tenha divisórias que facilitem na hora de encontrar seus pertences dentro dela.
O segundo passo é deixar sempre pronto um “kit saída” com o que nunca pode faltar para qualquer atividade e tudo que pode te tirar de qualquer sufoco: canetas, blocos de anotações, carregador de celular e de notebook (ou bateria extra), benjamim, extensão, fone de ouvido e cartões de visita.
Outros artigos de sobrevivência que podem estar na sua mochila são: lanchinho prático, como barra de cereais, balas ou salgadinhos, e garrafa de água. Isso sem falar em itens de higiene (escova de dentes, creme dental, fio dental), documentos e dinheiro, né?
Se seguir todas as nossas dicas, estará super preparado para encarar a rotina do freelancer, seja no home office ou em qualquer outro lugar.
Faltou alguma coisa na nossa lista? Deixe seu comentário no post!
Imagens: Unsplash.