Se a cidade pudesse falar, o que ela diria? Se os olhares pudessem ir além do concreto, carros e pessoas indo e vindo, quais histórias seriam contadas? Para tentar responder a estas perguntas, Carolina Sab e Thiago Domingues criaram o projeto Comum A2, e assim espalham poesia pela cidade de São Paulo.
Nascidos em São Bernardo do Campo/SP, “em um tempo onde as ruas do centro ainda tinham pés de mamona e goiaba”, o casal de namorados tem como objetivo ressignificar o espaço urbano. E para facilitar a circulação das ideias, conferindo identidade ao projeto, adotaram o lambe-lambe: são frases e poemas autorais espalhados por muros e postes.
E é através de registros fotográficos que Carolina capta a beleza e peculiaridades do cotidiano. Psicólogo clínico, Thiago acredita na arte enquanto possibilidade de transformação individual e social, no empenho em resgatar a potência do imaginário.
Além das intervenções urbanas com lambe-lambes, o Comum A2 também desenvolve edições artesanais de livros de poesia. Até o momento, já são três títulos com os poemas de Thiago. O mais recente é o livro “Instrução para dias distantes” e o anterior, “7 poemas para amolecer pedras”.
“A opção pelo artesanal está na possibilidade de um novo suporte para a poesia, onde a voz viva das mãos que criam os livros dialoguem o mais amorosamente possível com os olhos de quem lê, convidando para a suspensão do tempo e a incorporação de uma poesia feita à mão, menos industrial e impessoal possível.”
Acompanhe o Comum a Dois através do Instagram e da página do projeto no Facebook.